Minas tem dois curtas representando o estado no Cine PE

Na categoria de longas-metragens, concorrem três filmes de São Paulo, três do Rio e um de Pernambuco

06/04/2013 09:37

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
(Daniel Pinheiro Lima/Divulgação)
A animação Joana, de Daniel Pinheiro Lima, conta a história de uma menina solitária (foto: (Daniel Pinheiro Lima/Divulgação))
Três longas-metragens de São Paulo, três do Rio de Janeiro e um de Pernambuco concorrem ao prêmio principal (Troféu Calunga de Melhor Filme) da 17ª edição do Cine PE – Festival do Audiovisual, que será promovido do dia 26 a 2 de maio, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). Os filmes inéditos são: 'Aos ventos que virão' (ficção, SP), de Hermano Penna; 'Bonitinha, mas ordinária' (ficção, RJ), de Moacyr Goes; 'Giovanni Improtta' (ficção, RJ), de José Wilker; 'Mazzaropi' (documentário, SP), de Celso Sabadin; 'Orgulho de ser brasileiro '(documentário, SP), de Adalberto Piotto; 'Rio Doce-CDU' (documentário, PE), de Adelina Pontual; e 'Vendo ou alugo' (ficção, RJ), de Betse de Paula.

O festival, realizado por Alfredo Bertini e Sandra Bertini, sócios da Bertini Produções e Eventos, divulga também a relação dos 18 curtas selecionados para mostra competitiva do gênero. São obras feitas em 35mm e digitais, de seis estados: Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, que está representado por 'Joana' (6min), animação de Daniel Pinheiro Lima; e 'Os contratadores' (19min), ficção de Evandro Rogers e Marcus Nascimento.

'Joana' conta a história de uma menina solitária que vive nas ruas, não se sabe se por abandono ou por vontade própria. Ela acredita ter o poder de controlar a chuva e passa os dias entre pequenos furtos e jogando água fria para os lados. Quando encontra pessoas mais afortunadas, ou “acomodadas”, prepara uma grande tempestade para estragar o dia delas. Já a ficção 'Os contratadores' se passa num lugar de pouca claridade, onde estão reunidos três integrantes de um conglomerado econômico à espera do “perito”. A chegada dele vai minar temporariamente o consenso até então existente na organização.

Veja a lista completa dos curtas selecionados em www.cine-pe.com.br. A programação do festival será anunciada ainda este mês.

MAIS SOBRE CINEMA