'A lista de Schindler' ganha versão restaurada em blu-ray no ano em que completa 20 anos

Obra-prima de Steven Spielberg tem remasterização incluída em comemorações da Universal

por Agência Estado 01/04/2013 15:07

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Universal Pictures/Divulgação
Longa de 1993 teve detalhes técnicos resolvidos durante revisão para lançamento em alta qualidade (foto: Universal Pictures/Divulgação)
Vice-presidente sênior do Departamento de Operações Técnicas da empresa Universal, Michael Daruty é o homem por trás da restauração de clássicos como 'Tubarão' e 'A lista de Schindler', ambos de Steven Spielberg. 'Schindler' começa a chegar às lojas nesta segunda-feira, 1º. A versão Blu-Ray do clássico de Spielberg ressurge como você nunca viu antes. A restauração não visava melhorar o que já estava nos trinques - a simetria audiovisual -, mas corrigir uma limitação da técnica do ano de 1993.

Vinte anos não representam muito, e menos ainda numa arte pouco mais que centenária como o cinema, mas quando 'Schindler' ganhou os principais Oscars do ano - e o primeiro de direção de Spielberg - ainda não havia tecnologia, apesar de todo o empenho da equipe que ele reuniu, para resolver um pequeno grande problema. Quem já viu se lembra da menina de vermelho que volta e meia irrompe no campo de extermínio dos nazistas, não necessariamente ligada às explosões de sadismo do brutal comandante Ralph Fiennes, mas com certeza para oferecer uma alternativa humana (poética) a elas.

 

"Pouca gente notava isso, mas quando a menina se movia e passava por alguém, ou por um objeto, havia uma momentânea quebra do foco, e isso sempre foi motivo de incômodo para Steven. O problema foi resolvido. Dispomos hoje, finalmente, de tecnologia para fixar a cor em qualquer circunstância", relata Michael Daruty numa entrevista por telefone, realizada no dia seguinte à entrega do Oscar para os melhores de 2012.

'A lista de Schindler' e 'Tubarão' são dois dos 13 filmes cujo processo de restauração Michael Daruty comandou, como parte da comemoração do centenário do estúdio. "Fizemos uma seleção dos 100 filmes que melhor representariam o espírito da Universal", contou ele na entrevista. "Deles, selecionamos 13 para restauração." 'Sem novidade no front', 'Os pássaros', 'Drácula' e 'Frankenstein' (as versões de 1931), 'A noiva de Frankenstein', 'Confidências à meia-noite', 'Golpe de mestre' e 'O sol é para todos' são outros títulos clássicos que integram a lista. Mas justamente 'Schindler' ocupa um espaço decisivo naquilo que Daruty chama de 'legado do estúdio'.

"O cinema já se havia ocupado do Holocausto, mas nunca da forma como Steven abordou o assunto, centrando todo o drama em três personagens que são inesquecíveis, e mais ainda pelos atores que os interpretam. Liam Neeson como Oskar Schindler, o empresário que vai salvar judeus, Ben Kingsley como seu contador e consciência, ainda mais que ele também é judeu, e Ralph Fiennes como o odioso comandante nazista. O que há de mais impressionante neste último é que, por detestável que seja, é também sedutor. Ninguém desgruda o olho de Ralph, quando está em cena."

Uma história de segunda chance, de redenção, de volta para casa, todos temas caros a Spielberg. Um filme humanista, denso, que o espectador carrega pela vida. "Esse é o legado do estúdio, que "Schindler' engloba e sintetiza. Fizemos (na Universal) grandes filmes de entretenimento, mas aqui a humanidade e, portanto, a consciência histórica e política falam mais forte".

 

A restauração de cada título durou de três a seis meses, a um custo que variou de US$ 250 mil a US$ 500 mil. 'Schindler' usou menos que os seis meses e o topo do custo. Como disse Daruty. "Não pensamos apenas em rentabilidade, ou no mercado, mesmo que o restauro seja com vistas ao lançamento das versões em Blu-Ray. O importante é como cada um desses filmes, e Schindler em particular, contam a história da Universal e da riqueza do estúdio em seus mais de 100 anos de existência."

O próprio Spielberg, ao contrário do que ocorreu com 'Tubarão', participou da restauração digital de sua obra-prima, e só isso dá a medida da importância que ele também atribui a 'A lista de Schindler'. O filme foi escaneado para 6K, e depois rebaixado para 4K. O número reflete a resolução horizontal da imagem e isso quer dizer que o novo 'Schindler' tem quatro vezes mais informação acumulada na imagem do que a melhor resolução média nas TVs digitais da atualidade.

 

E Daruty ainda destaca os extras. "Temos um documentário com sobreviventes que torna o lançamento ainda mais forte." E ele arremata que, se o centenário da Universal foi no ano passado, 'Schindler' ficou para este ano para comemorar o aniversário do próprio filme.

MAIS SOBRE CINEMA