Cinema

Festival 'É tudo verdade' vai exibir 82 documentários em abril

Evento sediado em Rio e São Paulo já é marca do gênero no Brasil

Agência Estado

Documentário de Wiliam Shatner será atração no festival
O Festival Internacional 'É tudo verdade' (entre 4 e 14 de abril em SP e no Rio) anunciou nesta terça-feira suas atrações para este ano. O evento segue depois para Brasília e Campinas. Serão 82 filmes de 26 países. Avi Mograbi, Alain Berliner, Helena Solberg, Flávio Frederico e Sylvio Back são alguns dos diretores que mostrarão novos trabalhos na 18.º edição.

 

Nesses 18 anos a mostra se consolidou, como a própria cultura do documentário no Brasil. Há um recorte muito forte de filmes políticos, segundo Amir Labaki, que dirige o festival. Na seleção dos títulos o critério não foi social nem ideológico. "Qualidade, qualidade, qualidade", ele definiu.


Uma das surpresas desta edição é o documentário de William Shatner, 'Os capitães'. O almirante Kirk da série 'Jornada nas estrelas' viaja em busca de todos os atores que fizeram o papel.

 

O grande homenageado com a retrospectiva é o russo Dziga Vertov, nome maior do documentário. Sua obra, que sofreu muita censura na antiga URSS, vai ressurgir restaurada de um jeito nunca antes visto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.