Cinema

Professora Suzana Reck ministra palestra sobre a relação da música popular e o cinema

Evento faz parte da programação do projeto Cinema em foco

Doutora pela Unicamp, a professora Suzana Reck aborda a força das canções no cinema
A relação entre a música popular e o cinema será tema abordado pela professora Suzana Reck no projeto Cinema em foco desta quarta-feira, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes, em Juiz de Fora. “Vendo canções: um recorte sobre o uso da música popular no cinema” é o título da palestra na qual Suzana expõe os diversos papéis assumidos pela música na sétima arte. Desde o uso meramente acessório até uma aplicação substancial, assumindo o papel de protagonista no jogo de cena, a presença da música na tela grande permite diversas abordagens por meio das muitas camadas de significado que condensa.


Explorando diferentes visões acerca do tema, a pesquisadora pretende demonstrar que, conquanto haja algum interesse mercadológico, existe um princípio estético próprio no uso desse cancioneiro popular. “O mais interessante é enxergar como as músicas que têm vida própria, e já pertencem ao imaginário da população, reagem dentro de outra forma artística autônoma, o cinema”, afirma Suzana.

Depois de breve introdução serão analisados três filmes: 'O invasor', de Beto Brant, 'Durval Discos', de Anna Muylaert, e 'Árido movie', de Lírio Ferreira. Suzana Reck é graduada em piano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado e doutorado em cinema pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além disso, é professora do Departamento de Artes e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Cinema em foco


Palestra “Vendo canções: um recorte sobre o uso da música popular no cinema”, com Suzana Reck. Hoje, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes, Rua Benjamim Constant, 790, Centro. Juiz de Fora. Entrada franca.