De animação para adultos à biografia da Banda Calypso: veja o que está por vir no cinema nacional

Crescimento de público permite que produções se tornem mais diversificadas e arriscadas

por Correio Braziliense 19/03/2013 15:01

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
Animação 'Uma história de amor e fúria' aposta em roteiro para adultos (foto: Divulgação)
Como um leque aberto, pipocam filmes diferenciados, no cardápio de títulos nacionais a caminho do encontro com público. Engatilhados na indústria incipiente, os temas dos longas às vias de chegarem às telas seguem caminhos que lembram rios afluentes: há desde animação ('As aventuras do avião vermelho', previsto para outubro) até desenho adulto ('Uma história de amor e fúria'), passando por cinebiografia musical ('Isto é Calypso', com Deborah Secco) e filme policial ('O vendedor de passados', que reconecta Lázaro Ramos aos cinéfilos).

 

Aparentemente desconhecidos do grande público, roteiristas — essenciais para a constituição de um bom filme — como Marcos Bernstein, lembrado pelo script de 'Central do Brasil' e de 'Chico Xavier', também impulsionará, em 2013, produtos como os longas 'Meu pé de laranja lima' (na direção) e 'Somos tão jovens' (como roteirista).

Thriller dotado de drama, 'A busca', na opinião do diretor Luciano Moura, tem no protagonista Wagner Moura um bom estandarte. “É fundamental para toda a indústria você ter um ator deste quilate, estrela que atrai público. Isso faz a diferença”, ele diz. “Temos que atentar para a diversificação do cenário de filmes. Nosso longa não é obviamente um blockbuster, mas também não é, de forma alguma, algo hermético”, completa.

MAIS SOBRE CINEMA