Cinema

Obras de Fritz Lang ganham exibições até esta quinta no Palácio das Artes

Em seguida, o Cine Humberto Mauro receberá produções do cinema tcheco contemporâneo

Estado de Minas

'O segredo da porta fechada', filme de Fritz Lang de 1947, será exibido hoje em BH
Fritz Lang, um dos principais cineastas da história do cinema, responsável por obras como 'M, o vampiro de Dusseldorf' e 'Metrópolis', é tema de mostra do Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes, que tem encerramento amanhã. A Mostra Fritz Lang nos EUA – Parte 2 enfoca a carreira do diretor nos Estados Unidos, onde se tornou um dos principais expoentes do noir clássico, em Hollywood. Neta quarta-feira, serão exibidos 'O segredo da porta fechada' (1947), às 17h; 'Só a mulher peca' (1952), às 19h; e 'O retorno de Frank James' (1940), às 21h.

Também no Humberto Mauro, nesta quinta, às 17h, tem continuidade o projeto História permanente de Cinema, com a exibição do filme 'Paixões que alucinam', de Samuel Fuller. O drama é considerado pela crítica a maior de todas as obras-primas do diretor. Na trama, um ambicioso jornalista, determinado a ganhar o prêmio Pullitzer, se empenha em resolver a trama de um assassinato ocorrido em um manicômio. A obra é uma parábola febril sobre jornalismo e loucura, psicanálise e política. Depois da sessão, o professor e pesquisador Guaracy Araújo fará comentários sobre o filme.
 
E a partir de sexta (até dia 14), entrará em cena a Mostra de cinema tcheco contemporâneo, fruto de parceria da Fundação Clóvis Salgado com a embaixada da República Tcheca em Brasília. Serão exibidos 10 longas-metragens mostrando recorte das principais produções recentes da República Tcheca, de diferentes gêneros, como comédia, drama, documentário e animação.

Entre os destaques, os mais recentes trabalhos dos diretores de produções vencedoras do Oscar de melhor filme estrangeiro, Jan Sverák e Jirí Menzel. São eles: 'Retorno de Kuky', de Sverák, e 'Eu servi ao rei da Inglaterra', de Menzel. Nas três mostras, a entrada para as sessões é franca.