Filme brasileiro 'O som ao redor' é premiado na Turquia

Longa do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho ganhou troféu no 12º Festival de Cinema Independente do país

por Diário de Pernambuco 25/02/2013 16:21

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Victor Juca/Divulgacao
Filme já percorrou mais de 30 festivais em 15 países, obtendo vários prêmios (foto: Victor Juca/Divulgacao)
O longa-metragem pernambucano 'O som ao redor', dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi eleito o 'melhor filme' do 12º Festival Internacional de Cinema Independente de Istambul, na Turquia, na noite deste domingo. É mais um prêmio para a coleção de troféus da película, que custou R$ 1,8 milhão, foi visto por cerca de 80 mil pessoas desde a estreia dia 4 de janeiro deste ano.

Kleber Mendonça Filho recebeu o troféu dos jurados internacionais Denis Côté (realizador canadense, Curling, Bestiaire), Richard Peña (ex-diretor do Festival de Nova York), Miguel Gomes (realizador português, Nosso querido mês de agosto, Tabu), a atriz turca Meltem Cumbul e a produtora dinamarquesa Marianne Slot Dogville, Nymphomaniac).

Kleber Mendonça Filho se envolveu em discussão na semana passada com a Globo Filmes, depois de afirmar, numa entrevista que a empresa faz mal à ideia de cultura no Brasil e atrofia o conceito de diversidade no cinema brasileiro. A crítica era uma resposta à ironia de Cadu Rodrigues, diretor-executivo da distribuidora, que desafiou o diretor pernambucano a alcançar 200 mil espectadores em um fim de semana com filme apoiado pela Globo Filmes.

O som ao redor já conquistou prêmios nos festivais do Rio (Melhor Filme e Roteiro), Gramado (Melhor Som, Filme da Crítica, Filme do Público e Diretor), Roterdã (Prêmio da crítica FIPRESCI), Polônia (FIPRESCI), Copenhague (Melhor Filme CPH Pix), e Sérvia (Melhor Filme), além de melhor filme latino-americano pelo júri da terceira edição do Prêmio Cinema Tropical, entregue na sede do diário The New York Times, melhor filme na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Prêmio Itamaraty) e no 8° Panorama Coisa de Cinema de Salvador, na Bahia.

O primeiro longa de ficção de Kleber Mendonça Filho já percorreu mais de 30 festivais e cerca de 15 países, sendo exibido em festivais como Locarno (Suíça), Sydney (Austrália), Viennale (Áustria), BFI London Film Festival (Inglaterra) e Vancouver (Canadá).

 

Assista ao trailer do filme:

 

MAIS SOBRE CINEMA