Após campanha de Ariel Goldberg, Sean Penn poderá vir ao Brasil

Ator planeja visitar o país ainda em 2013, afirma colunista

por Correio Braziliense Diário de Pernambuco 21/02/2013 16:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Imeh Akpanudosen/Getty Images/AFP
Ator teria se sensibilizado com campanha de Ariel e estaria cogitando vinda ao Brasil, informaram os produtores de 'Colegas' (foto: Imeh Akpanudosen/Getty Images/AFP)
Conhecido no início da carreira como o marido de Madonna, depois pelos papéis de personagens perturbados e finalmente pelos dois Oscar de melhor ator como um pai angustiado (em Sobre meninos e lobos, 2004) e como um ativista gay (em Milk, 2009), Sean Penn é um dos mais polêmicos e consagrados atores de Hollywood. No Brasil, ele pode adicionar mais uma característica: é também uma estrela da internet, tema de um vídeo no YouTube que até ontem já ultrapassava 1,3 milhão de visualizações. Isso tudo por conta de um vídeo legendado em inglês que pede para a estrela norte-americana vir ao país assistir à estreia nacional do filme Colegas, protagonizado por jovens atores com síndrome de Down.

 

E ele disse que vem, mas talvez não para o lançamento oficial do filme, previsto para 1º de março. Pelo menos é o que afirma a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, que revelou que os produtores do longa receberam o sinal positivo do ator para, ainda neste ano, realizar o sonho do colega de profissão brasileiro Ariel Goldenberg.

No vídeo do YouTube, que aparece como candidato a viral de 2013, o protagonista do filme Colegas revela que é um cinéfilo e que sempre sonhou em ser ator. Ao longo da vida, Ariel teve o ator Sean Penn como ídolo e, com ajuda do diretor Marcelo Galvão, decidiu convidar o norte-americano para visitá-lo. De acordo com Mônica Bergamo, pelo menos três empresas se dispuseram a financiar a viagem de Sean Penn ao Brasil. O único problema é que Sean Penn é avesso a vincular seu nome com campanhas de merchandising ou negociar cachê com fins comerciais.

 

Assista à campanha de Ariel:

 

 

 

Essa não foi a primeira ideia inusitada de Ariel. O jovem uma vez comprou dois bilhetes de avião para ir a Los Angeles convidar o ator pessoalmente. No entanto, ele se esqueceu de requisitar os vistos junto à embaixada norte-americana e teve que desistir da viagem. Essa é uma das diversas histórias contadas no vídeo de cerca de seis minutos.

Diversos famosos brasileiros compraram a ideia de Ariel e Marcelo Galvão: atores, músicos, humoristas e apresentadores de TV aparecem na projeção falando a frase: “vem, Sean Penn”. Nomes de peso como Lima Duarte, Juliana Paes, o cantor Falcão e o humorista Marco Luque também se juntam no apelo pela vindo do ator norte-americano.

A atriz Juliana Paes declarou pelo Twitter: “Gente!!! Vamos tornar possível o sonho do Ariel”. O humorista Marco Luque também se prontificou a divulgar o vídeo do rapaz. “Vamos ajudar o Ariel a realizar seu sonho de conhecer Sean Penn!”. O ator Otaviano Costa também entrou na onda. “Vamos espalhar esta! Sonho que se sonha junto”, afirmou no microblog. “A ideia é fazer com que o vídeo seja viral e que a notícia ganhe um nível internacional e chegue às mãos do ator Sean Penn”, afirmou a assessora de imprensa do filme, Aleksandra Zakartchouk.

O vídeo oficial já foi compartilhado por 2,4 mil pessoas no Facebook — a contagem mostra os que partilharam a publicação da produção. No total, outros milhares de compartilhamentos foram feitos. No Twitter, a hashtag #vemseanpenn bateu nos trendtopics.

Estratégia

Além de tentar realizar o sonho do jovem Ariel, o vídeo também é um instrumento de divulgação do longa-metragem Colegas, com estreia prevista para 1º de março. O filme já foi premiado em alguns festivais brasileiros, faturando os Kikitos de melhor longa-metragem e melhor direção de arte no Festival de Cinema do Gramado 2012 e o de melhor filme brasileiro pelo público na Mostra de Cinema de São Paulo, também no ano passado. Colegas é um road movie conta a história de três amigos com síndrome de Down que decidem fugir de uma instituição para concretizar vários sonhos, como ver o mar ou casar.

Polêmica

O ator Sean Penn já faturou o Oscar por duas vezes. Em 2004, ganhou por conta da atuação no filme Sobre meninos e lobos e, em 2009, em Milk — a voz da igualdade. O astro também é conhecido pela militância em causa humanitárias e outras mais polêmicas. Sean Penn se manifestou contra a guerra no Iraque, a pobreza e a situação dos sem-teto. Também é um militante ambiental e de quebra defende a descriminalização da folha de coca.

 

Veja o trailer de 'Colegas':

 

 

MAIS SOBRE CINEMA