Cinema

Cidades do interior assistem à própria história na tela de cinema itinerante

Programa Na tela do cinema exibe documentários que retratam os municípios visitados

Depoimentos de moradores traçam perfis das cidades que recebem as projeções gratuitas
Promover o acesso ao cinema. É com esse objetivo que o projeto Na tela do cinema começa mais uma etapa, levando exibições de filmes a cidades mineiras que não têm salas de projeção. O projeto, que tem início nesta sexta-feira, 25, vai percorrer oito localidades ao longo de duas semanas (Salto da Divisa, Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Jacinto, Rubim, Rio do Prado, Felisburgo, Guaranilândia – distrito de Jequitinhonha – e Itinga).


Mas, muito mais que espectador, o público dessas cidades se torna protagonista durante as sessões. Para cada local é preparado um documentário retratando sua história, cultura e personagens. A narrativa é feita a partir dos depoimentos dos próprios moradores, que relatam a sua experiência com a cidade.

Além do documentário, haverá a exibição da animação 'Rio', de Carlos Saldanha. E, para a programação ficar completa, tem distribuição de pipoca. Todas as sessões são realizadas em locais públicos, incentivando a participação da população.

De acordo com Inácio Neves, idealizador e coordenador do projeto, o Na tela do cinema pretende difundir a linguagem cinematográfica e desvendar os mistérios do cinema para populações carentes de informação, cultura e lazer de qualidade. “Nosso objetivo é democratizar o acesso ao cinema e formar novos públicos”, conclui.

O Na tela do cinema é realizado pela Muito Mais Promoções, com patrocínio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e conta com o apoio das prefeituras locais.

Confira a programação: sexta-feira, 25 de janeiro, às 20h, no Centro Cultural, na Orla, em Salto da Divisa; sábado, 26, na Praça Aureliana Mota Santos, em Santa Maria do Salto; domingo, 27, às 19h, na Praça de Eventos, em Santo Antônio do Jacinto; dia 30, às 20h, na Praça Ubirajara Coelho, em Rubim; dia 31, às 20h, na Praça Hugolino Souto, em Rio do Prado; dia 1º de fevereiro, às 20h, na Praça Del Rey, em Felisburgo; dia 2, às 20h, na Praça da Igreja, em Guaranilândia, distrito de Jequitinhonha; e, para finalizar, dia 3, às 20h, na Praça Hermelino Gusmão, em Itinga.