Mostra de Tiradentes revela produção nacional de filmes para crianças

Dedicada ao público infantil, Mostrinha apresenta quatro longas e sete curtas

por Bossuet Alvim 20/01/2013 19:07

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Maíra Cabral/Portal Uai
Apresentada por palhaço, sessão de curtas exibiu sete obras para público mirim (foto: Maíra Cabral/Portal Uai)
Recreio na escola revogado por lei, um gigante de coração delicado, quilombolas em revolta e a primeira paixão de um menino: a programação infantil da 16ª Mostra de Tiradentes apresenta universos bem diferentes para encantar pequenos espectadores.

 

Batizada de Mostrinha, a faixa de exibições para crianças apresentou sete curta-metragens e um longa neste domingo, 20, e investiu na variedade de temas . “Tem história de super-herói e brincadeira de escola, tem um pouco de tudo”, elogia Pollyanna Freitas, de 9 anos.

O investimento nas futuras gerações de cinéfilos conta com o apoio da Turma do Pipoca, personagens que circulam pela cidade histórica e explicam o funcionamento de uma sala de cinema e como acontece a produção de um filme.

Maíra Cabral/Portal Uai
Turma do Pipoca explica mundo da sétima arte para a criançada (foto: Maíra Cabral/Portal Uai)
A seleção mantém a lógica do evento e valoriza o trabalho de diretores que prezam pelo cinema autoral. A pluralidade nas origens das obras infantis também obedece ao cenário geral da Mostra. Apenas dois dos curtas exibidos são fruto do eixo Rio-São Paulo — os outros representam Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe.

 

Os filmes curtos, com diferentes formas de narrativa, funcionam bem para crianças mais novas, que costumam se impacientar em projeções longas. João Otávio, 5 anos, foi um dos que ficaram contentes com a rapidez das histórias. “Gostei porque acaba antes de ficar chato”, comentou.

Quatro longas completam a programação da Mostrinha. ‘História antes de uma história’, exibido no sábado, 19, aposta na interatividade e convida as crianças a participarem do enredo. Apresentado neste domingo, ‘Peixonauta - O agente secreto da O.S.T.R.A.’ leva às telonas o personagem da TV que dá exemplos de consciência ambiental.

 

Para o próximo fim de semana, a mostra infantil ainda exibe ‘31 minutos - o filme’ e ‘Corda bamba, história de uma menina equilibrista’ em 26 de janeiro.

Maíra Cabral/Portal Uai
(foto: Maíra Cabral/Portal Uai)
 

MAIS SOBRE CINEMA