Cinema

China se torna o segundo maior mercado de filmes do mundo

As vendas de ingresso para sessões de cinema subiram 30% desde 2011, mesmo com as fortes restrições aos filmes estrangeiros, por parte do governo

AFP

Perdido na Tailândia - longa de baixo orçamento já arrecadou 190 milhões de dólares na China
Os cinéfilos da China gastaram 17 bilhões de iuanes (2,7 bilhões de dólares) em ingressos de cinema no ano passado, transformando o país no segundo maior mercado de filmes do mundo, informou hoje a agência de notícias Xinhua.


As vendas subiram 30% desde 2011, informou a agência, citando a Administração Estatal de Rádio, Cinema e Televisão (SARFT) e ressaltando o rápido crescimento que há muito tempo atrai Hollywood, apesar das fortes restrições na China aos filmes estrangeiros.

Depois de anos de pressão, a China concordou em 2012 em aumentar o número de filmes provenientes dos Estados Unidos - que é o maior mercado de filmes do mundo - de 20 para 34 anuais, enquanto 893 obras nacionais foram produzidas no ano passado.

No entanto, os filmes estrangeiros geraram 51% das receitas, superando a venda de ingressos para filmes nacionais pela primeira vez em nove anos, e a parcela do cinema de Hollywood na China cresceu de 18% para 25%.

Mas Tong Gang, chefe do departamento de cinema na SARFT, disse à Xinhua que a porcentagem de filmes nacionais nas bilheterias "ainda excede as expectativas do mercado".

O vice-ministro da SARFT, Tian Jin, pediu em novembro de 2011 que os cineastas nacionais "aumentem a criatividade", afirmando que os filmes chineses enfrentavam grandes pressões e precisavam ser mais competitivos.

A China impõe regras estritas sobre quais filmes podem ser vistos pelo público, banindo tudo o que considera uma imagem negativa da política contemporânea ou questões que, segundo o governo, podem levar a protestos sociais. Mas Perdido na Tailândia, uma comédia de baixo orçamento chinesa, superou as expectativas em dezembro ao acumular 1,2 bilhão de iuanes (190 milhões de dólares) em um mês e se tornar o maior sucesso de bilheteria do país, disse a Xinhua.