Vídeo produzido em Minas está na briga por prêmio do Canal Futura

Dú Pente e Taynáa Naiara, alunos da PUC, concorrem com vídeo sobre os 115 anos de BH

09/01/2013 09:58

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Reprodução / Youtube
(foto: Reprodução / Youtube)
Vídeo mineiro está em segundo lugar no ranking de visualizações no YouTube. A produção 115 anos de Belo Horizonte é de Dú Pente e Taynáa Naiara, alunos do curso de comunicação da PUC Minas. O vídeo que representa BH foi feito em homenagem aos 115 anos da cidade, celebrados no último 12 de dezembro.


BH concorre com 18 cidades do Brasil, em concurso realizado pelo Canal Futura, em que a produção com mais visualizações no YouTube até o dia 14 será eleita a melhor. Os produtores do vídeo vencedor serão premiados com um computador para edição, forma de incentivo para novas produções audiovisuais.


Os realizadores mineiros contam que inovaram ao homenagear o aniversário da cidade com um vídeo que aborda o choque de gerações das personagens: dona Raimunda, mineira de 100 anos completos em 2012, e Ana Karine de 15 anos, também mineira, em diálogo que contrasta a esperança e a vontade da juventude e o saudosimo e a serenidade da velhice.


Ana Karine é personagem que rompe com os estereótipos associados aos jovens de comunidades periféricas. Superativa no Aglomerado da Serra e em BH, tem ligação direta com a área cultural, participando de diversas oficinas e projetos socioculturais.
Já dona Raimunda, aos 100 anos, emitiu o título de eleitor e exerceu o direto do voto pela primeira vez na vida, um marco na cidade, motivada por desejo antigo antes impedido por circunstâncias civis e pessoais. Hoje, ela se vê realizada ao exercer o direito do voto.


Os estudantes participaram em 2012 do projeto Geração Futura Universidades Parceiras, que incentiva o intercâmbio cultural e a valorização regional brasileira. Desenvolveram o roteiro do vídeo na sede do Canal Futura, de 6 a 17 de fevereiro de 2012, no Rio de Janeiro, e a produção continuou em BH, em parceria com a PUC TV.


"Nosso objetivo é mostrar que, de geração em geração, o belo-horizontino preserva características peculiares como o amor pela cidade, cada um com uma experiência mas passando por um lugar comum, a própria cidade. Temos o dever de registrar e publicizar histórias como essas”. Diz Dú Pente.


Para visualizar o vídeo acesse: www.youtube.com/watch?v=ieT9LMZGlr4



MAIS SOBRE CINEMA