Cinema

Documentário brasileiro discute obesidade infantil como problema mundial

Muito além do peso coloca na berlinda os fatores relacionados ao sobrepeso de crianças

Estado de Minas

Documentário Muito além do peso terá pré-estreia em São Paulo no dia 12

A obesidade infantil, epidemia de proporções mundiais, é tema central de Muito além do peso, documentário dirigido por Estela Renner, com produção executiva de Marcos Nisti. A diretora ouviu prioritariamente as crianças e seus pais e as situou no contexto em que vivem, procurando entender o fenômeno. Exibido na 36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o filme tem pré-estreia no dia 12 de novembro, às 20h, na programação do Itaú Cultural para o Auditório Ibirapuera. A partir do dia 16, entra em circuito comercial nos Espaços de Cinema Itaú-Unibanco, em São Paulo.


Também em cena, renomados especialistas brasileiros e internacionais da medicina, nutrição, direito, psicologia e publicidade, entre outros, que abordam as causas e consequências do mal enfocado. Entre os 23 entrevistados, Jamie Oliver, o famoso chef da Inglaterra, e Enrique Jacoby, médico da Organização Mundial de Saúde, mestre em nutrição e saúde pública pela Universidade Johns Hopkins.

Com boa base de dados numéricos, o filme (com montagem de Jordana Berg, produção da Maria Farinha Filmes e patrocínio do Instituto Alana) constrói painel amplo e reflexivo sobre a questão. Para colorir e sonorizar o problema com histórias e personagens reais, a equipe percorreu as cinco regiões do país, mergulhou em diferentes realidades sociais, e entrevistou especialistas do Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia. São histórias de crianças, pais, professores e médicos que emocionam, chocam, informam e alertam sobre a obesidade. Recheada por dados numéricos, o filme constrói um painel amplo e reflexivo sobre a questão.

Na segunda-feira, depois da exibição, haverá debate com o público, com a participação de Ann Cooper, educadora e diretora do School Food Project; Frei Betto; Amélio Matos, chefe do serviço de Metabologia do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, e a própria diretora.