De Dorothy a Darth Vader, museu realiza viagem pelos figurinos do cinema

Exposição Hollywood Costume apresenta mais de 60 figurinos icônicos, em Londres

por AFP 19/10/2012 15:48

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Ben Stanstall/AFP Photo
Peças são apreciadas por visitantes e têm contexto histórico e artístico reforçado pela exposição (foto: Ben Stanstall/AFP Photo)
 

O vestido azul e branco e os sapatinhos vermelhos de Dorothy se mudaram de Oz para o museu londrino Victoria and Albert, onde mais de 130 figurinos icônicos do cinema estão à disposição dos visitantes. A exposição, que será aberta ao público neste sábado, 20, estuda o papel do figurino em um século de histórias no cinema, de Charlie Chaplin ao recente remake de Anna Karenina, em uma jornada pela era de ouro de Hollywood.

Ben Stanstall/AFP Photo
Os sapatinhos de rubi de Dorothy constituem elemento essencial na trama de O mágico de Oz (1939) (foto: Ben Stanstall/AFP Photo)


Veja alguns figurinos da exibição

A mostra inclui o vestido xadrez que Judy Garland usou como Dorothy em O Mágico de Oz, o vestido de baile de veludo verde de Vivien Leigh in E o Vento Levou e um dos vestidos pretos usados por Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo. Mas a exibição vai além da moda, e mostra um tipo distinto de estilo que, segundo o curador convidado, Christopher Fraylingm, as pessoas dificilmente entendem.

"Os vestidos são feitos em um momento particular, usado por uma pessoa em particular, sob uma luz particular, em uma história particular, dirigidos por uma pessoa em particular", disse o curador. "Naquele momento, tem que ser fotografado e o traje tem que funcionar". Como disse Meryl Streep em uma entrevista exibida na exposição, ao lado de seus figurinos de filmes como Mamma Mia! e Dama de Ferro, "em cada filme, as roupas são metade da batalha na criação de um personagem".

Ben Stanstall/AFP Photo
Marilyn Monroe usou este vestido de chiffon em Quanto mais quente melhor (1959) (foto: Ben Stanstall/AFP Photo)

 

 

Estão também em exibição os figurinos usados por personagens de HQ como o superherói Batman, de ficção científica como Darth Vader, do menino feiticeiro Harry Potter e até Cleópatra. A galeria Deconstrução explica o processo de pesquisa de um figurinista, Diálogo explora a colaboração entre diretores, atores e figurinistas e Final apresenta famosos figurinos usados pelas principais estrelas de Hollywood. "Por trás de cada figurino há sempre um estilista que começou com uma palavra escrita para criar uma pessoa real", explicou o curador assistente Keith Lodwick.

Uma das figurinistas citadas na exposição é Edith Head, que colaborou por muitos anos com Alfred Hitchcock e ganhou oito Oscars em uma carreira de mais de 50 anos com os estúdios Paramount e Universal. Quando trabalhou em Os Pássaros, de Hitchcock, Edith foi instruída a usar apenas verde e azul nos figurinos usados pela atriz Tippi Hedren. A figurinista optou por um tailleur verde pálido utilizado em todo o filme. "Eles esperavam que os espectadores quase se esquececem do que ela estava usando. Mas há uma arte para conseguir isso", disse Lodwick.

Ben Stanstall/AFP Photo
Sylvester Stallone usou estes shorts para eternizar o lutador protagonista de Rocky (1976) (foto: Ben Stanstall/AFP Photo)
A exibição mostra também como os figurinistas trabalharam em uma indústria em constante evolução tecnológica. Apesar das imagens computadorizadas e efeitos usados para criar personagens como em Avatar, Lodwick diz que o figurino ainda é criado para atores usarem, mesmo que a 'pessoa' seja criada por uma animador. "O animador não substituiu o figurinista", acrescentou.

Reunir mais de 60 figurinos emprestados foi como fazer uma "caça ao tesouro", que durou cinco anos. A maior jóia é provavelmente um dos sapatinhos vermelhos originais, que será exibido na Europa pela primeira desde que Dorothy usou na procura pela Mágico de Oz no clássico de 1939.

Emprestado para o Museu Smithsonian de História Americana em Washington por quatro semanas, as sapatilhas brilhantes serão reunidas com o famoso vestidinho de Dorothy pela primeira vez desde que o filme foi feito. "Esse é um figurino maravilhoso e mágico, que sobreviveu além do filme", disse Lodwick sobre os sapatinhos, que se transformaram em parte da "mitologia moderna". A exposição Hollywood Costume acontece até 27 de janeiro de 2013.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE CINEMA