Portaria oficializa indicação de O Palhaço como candidato do Brasil a Oscar

Primeiro longa dirigido por Selton Mello competirá na categoria Melhor Filme de Língua Estrangeira na edição de 2013 da premiação

por Agência Brasil 28/09/2012 15:27

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Imagem Filmes/divulgação
Paulo José e Selton Mello são os protagonistas do filme O palhaço, lançado em 2011 no Brasil (foto: Imagem Filmes/divulgação)
Portaria do Ministério da Cultura, publicada nesta sexta-feira (28/9) no Diário Oficial da União, oficializa a indicação do filme O Palhaço como candidato brasileiro a uma das cinco vagas para as produções que irão disputar o prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira da próxima edição do Oscar. A escolha dos sete membros da comissão especial criada pela Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura, já havia sido anunciada na semana passada. Já a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas só deve anunciar em janeiro de 2013 as cinco obras escolhidas para concorrer ao Oscar 2013 na categoria de melhor filme estrangeiro. Primeiro longa-metragem dirigido pelo ator Selton Mello, O Palhaço conta a história de Benjamim (o próprio Mello), um palhaço que, estressado com a responsabilidade de administrar o circo da família, atravessa uma crise de identidade e decide abandonar a profissão e os companheiros. Produzido pela Bananeira Filmes e pela Globo Filmes, a produção concorreu a indicação brasileira com outros 15 títulos: À Beira do Caminho; Billi Pig, Capitães de Areia, Corações Sujos, Dois Coelhos, Heleno, Elvis & Madona, Histórias Que Só Existem Quando Lembradas, Luz Nas Trevas, Menos Que Nada, Meu País, O Carteiro, Paraísos Artificiais e Xingu. Segundo a empresa responsável por distribuir a obra aos cinemas brasileiros, a Imagem Filmes, a produção levou 1,4 milhão de pessoas às salas de cinema, arrecadando, no Brasil, R$ 13,4 milhões. Além disso, o filme, considerado autoral, foi bem recebido em festivais cinematográficos. “Saber o que o americano vai querer ver e gostar daqui a seis meses é difícil. A gente procurou escolher o melhor filme, apresentado ao mercado brasileiro e com potencial de mercado internacional. O filme tem potencial de exibir internacionalmente? Tem. Então, ele pode concorrer ao Oscar”, disse, na semana passada, o sócio da Academia Brasileira de Cinema e diretor executivo da Globo Filmes, Carlos Eduardo Rodrigues, um dos sete membros da comissão responsável pela escolha final. Confira o trailer do filme:


MAIS SOBRE CINEMA