Projeto apresenta coletânea de curtas do diretor mineiro Helvécio Marins Jr

Cineasta realizará bate-papo com o público após exibição. A entrada é gratuita

por Agência Minas 28/09/2012 14:47

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
(foto: Divulgação)
O projeto Estéticas do Contemporâneo, realizado mensalmente no Cine Humberto Mauro pela Fundação Clóvis Salgado, apresenta na próxima segunda-feira (1º) uma edição especial com o lançamento de DVD com uma coletânea de curtas do cineasta mineiro Helvécio Marins Jr. A entrada para a sessão é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do cinema meia hora antes do início.

Com 51 minutos de duração, o DVD de curtas de Helvécio Marins Jr. reúne produções de diferentes períodos, inicia com “Trecho” (2006) – exibido em festivais na Suíça, Holanda, Bélgica e Austrália, além de mostras em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Tiradentes e Ouro Preto –; e segue com o premiado “Nascente” (2005) – vencedor em festivais na Espanha, Portugal, Bolívia e Alemanha, dentre outras 13 premiações –; “Alma Nua” (2004) – exibido na África do Sul, França e Espanha –; “2 Homens” (2001) e “Nem Marcha Nem Chouta” (2009) – premiado no Amazonas Film Festival e exibido em festivais nos EUA, Chile, Suíça e México, dentre outros.

Para Helvécio Marins Jr., o lançamento de seu DVD de curtas no Cine Humberto Mauro tem significado especial, uma vez que o espaço tem importância fundamental em sua formação. “É um cinema que frequento há 20 anos e será a primeira vez que lanço um filme lá. Vai ser um encontro com a minha própria história e também uma oportunidade de apresentar parte da minha obra para o diversificado público do Cine Humberto Mauro”.

A exibição faz parte da política da Fundação Clóvis Salgado de valorizar diferentes linguagens cinematográficas e promover o acesso do público a estas, dando destaque aos diretores mineiros. Após a exibição, o diretor realiza bate-papo com o público sobre os filmes exibidos.

Sobre Helvécio Marins Jr.

Helvécio Marins Jr. é pós-graduado em cinema pela PUC-MG. Seus filmes receberam mais de 50 prêmios nos mais importantes festivais internacionais e brasileiros, como Veneza, Havana, Nantes, Barcelona, Mar del Plata e Brasilia. Foram selecionados e exibidos nos principais eventos de cinema do mundo, como Toronto, Locarno, Veneza, San Sebastian, Roterdã, IDFA, Centre Georges Pompidou e MoMA NY. Além disso, foram comercializados para TVs de diversos países. “Girimunho”, seu primeiro longa-metragem, teve sua estréia mundial no 68º Festival de Veneza, onde recebeu o prêmio “Interfilm”.

Foi distribuído comercialmente na França, Alemanha e Espanha, entre outros países, recebendo excelentes resenhas nos mais prestigiosos meios da crítica internacional. Em julho de 2012, o festival internacional de Vila do Conde, exibiu uma retrospectiva de sua obra. Atualmente, trabalha no desenvolvimento de seu segundo longa como diretor, “A mulher do homem que come raio laser”, premiado pelo Hubert Bals Fund.

Serviço: Estéticas do Contemporâneo Especial - Lançamento DVD de curtas de Helvécio Marins Jr.

Data: 1° de outubro

Horário: 19h

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro – Piso inferior)

Entrada Gratuita (retirada de ingresso na bilheteria do cinema meia hora antes do início)



MAIS SOBRE CINEMA