O palhaço é escolha do Brasil para disputar indicação ao Oscar

Órgão do Ministério da Cultura selecionou filme de Selton Mello para candidatura à competição norte-americana

por Bossuet Alvim 20/09/2012 13:04

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Imagem Filmes/Divulgação
Paulo José e Selton Mello vivem relação de pai e filho dentro e fora dos picadeiros (foto: Imagem Filmes/Divulgação)
 

A história de um palhaço que divide seu afeto entre as gargalhadas do público e a melancolia de seus próprios dramas existenciais será transportada dos picadeiros montados no interior do Brasil para as mais luxuosas salas de exibição dos Estados Unidos. O palhaço, longa dirigido e estrelado por Selton Mello, foi a trama escolhida pela Secretaria do Audiovisual para representar o país na disputa pelo Oscar em 2013. A escolha do órgão, que é ligado ao Ministério da Cultura, foi anunciada no começo da tarde desta quinta-feira, 20.

 

Veja imagens do filme

 

Os questionamentos levantados pela delicada relação entre os bufões Puro Sangue e Pangaré, que são pai e filho fora do espetáculo, funcionam como mote da trama e podem atrair atenção de parte dos membros da Academy of Motion Picture Arts and Sciences antes mesmo das exibições. Afinal, a tragicidade revestida de lirismo do filme remete a Central do Brasil (1998), de Walter Salles, que concorreu nas categorias Melhor filme estrangeiro e Melhor atriz no grande prêmio do cinema americano. Do mesmo modo, a performance de Paulo José como palhaço veterano no mais recente indicado também se aproxima da relevância que garantiu a Fernanda Montenegro uma indicação pessoal por Central.

 

Com 1,5 milhão de espectadores em todo o país, O palhaço está apenas no começo do caminho da estatueta dourada. Se chegar à lista dos indicados, que será divulgada em 10 de janeiro, o longa passa a integrar a lista dos brasileiros que conseguiram entrar na disputa — mas não levaram o prêmio — ao lado de Central do Brasil, O que é isso, companheiro? (1997), O quatrilho (1995) e O pagador de promessas (1962). A cerimônia de premiação acontece em 24 de fevereiro de 2013. Conheça a lista de filme da qual O Palhaço foi escolhido:

À Beira do Caminho Billi Pig Capitães da Areia Colegas Corações Sujos 2 Coelhos Heleno Elvis & Madona Histórias Que Só Existem Quando Lembradas Luz nas Trevas - A Volta do Bandido da Luz Vermelha Menos que Nada Meu País O Carteiro O Palhaço Paraísos Artificiais Xingu

 

Assista ao trailer de O palhaço:



MAIS SOBRE CINEMA