Novo filme revela detalhes sobre o processo de criação de As cinzas de Deus, de 2003

12/09/2012 10:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fábio Cançado/Divulgação
(foto: Fábio Cançado/Divulgação)
Dez anos depois das filmagens, iniciadas em 2001, vai ser apresentado o documentário A fusão do cinema e a dança: O processo. No trabalho, a coreógrafa Fernanda Lippi e o cineasta André Semanza, diretores da Zikzira, companhia de dança fundada em 1999, compartilham suas ideias e vivências na construção do filme As cinzas de Deus. Lançada em 2003, a obra destacou-se pela abordagem pioneira no Brasil: poema visual que uniu, de forma lírica e contundente, as linguagens do cinema e da dança. Inspirado no livro Metamorfoses, de Ovídio, e no teatro do encenador polonês Grotowiski, o longa- metragem teve como locação as ruínas de uma estação ferroviária, datada do século 19, na cidade de Ribeirão Vermelho, Sul de Minas. O trabalho, que logo teve repercussão nacional e internacional, foi um marco para a Zikzira.
Agora, utilizando imagens de arquivo e de novos depoimentos, é relatado como as coreografias emergiram nas salas de ensaio e como evoluíram em contato com as locações. Segundo André, “cenas intuitivamente surgiram, outras se transformaram em uma adaptação às severas circunstâncias da locação. Essas condições foram abraçadas no plano sensorial em busca de maior autenticidade”. O documentário será apresentado hoje na sede da companhia, a Zikzira Espaço Ação, inaugurada em 2006. 
O objetivo é realizar exercício de reflexão sobre o processo criativo de “momento de intensas trocas artísticas entre a equipe envolvida, resultado em universo lírico que revelou um novo lado do cinema no país. Com elenco brasileiro (os bailarinos e performers Tuca Pinheiro, Heloísa Domingues, Ricardo de Paula, Marise Diniz e Jacqueline Gimenes), As cinzas de Deus teve colaboração especial de um dos mais importantes produtores da música ‘downtempo’ francesa, Kid Loco, e direção de fotografia do inglês Marcus Waterloo.
 
A fusão do cinema e a dança:
O processo Exibição do documentário de 55min. Amanhã, às 20h, na Zikzira Espaço Ação, Rua Laplace, 18, Bairro Santa Lúcia. Entrada franca. Informações: www.zikziera.com/actionspace 


MAIS SOBRE CINEMA