Documentário 31, a Copa no Mundo será lançado nesta segunda

Dirigido pelo jornalista Fábio Seixas, filme será exibido dentro do projeto Sempre um Papo

por Sérgio Rodrigo Reis 10/09/2012 09:05

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fábio Seixas/Divulgação
O jornalista Fábio Seixas admite ser mais um maluco pelo esporte (foto: Fábio Seixas/Divulgação)
 
Há dois anos o jornalista esportivo Fábio Seixas teve uma daquelas ideias de pautas meio malucas, mas não menos interessantes: durante 31 dias, ele percorreria 125 mil quilômetros, o equivalente a duas voltas ao mundo, em 43 voos, para visitar os países que participavam da Copa do Mundo da África do Sul – só não conseguiu entrar na Coreia do Norte. O resultado da aventura, além de série de reportagens para a imprensa escrita, deu origem ao documentário 31, a Copa no Mundo. O filme será lançado nesta segunda-feira, às 19h30, no Teatro Ney Soares do Uni-BH, no projeto Sempre um papo.
O ponto de partida foi Johanesburgo, na África do Sul, em 11 de junho de 2010. Um dia depois já estava na Nigéria. No dia 13, em Argel, na Argélia; e em seguida Camarões, e por aí foi, percorrendo os continentes num ritmo alucinante. O objetivo era chegar aos seus destinos pouco antes de as respectivas seleções entrarem em campo para captar a emoção das torcidas, dos fanáticos africanos e argentinos até a apatia dos norte-americanos, que preferem qualquer outra coisa a ver jogos televisionados de futebol (ou soccer). 
Devido ao pouco tempo e à logística para dar conta do roteiro, em vários momentos o filme se detém demais em cenas da correria em aeroportos. Mas nada que prejudique o resultado. Além de levar uma câmera na mão, o jornalista, de 37 anos, contratou um cinegrafista em cada país para mostrar a paixão mundial pelo futebol. Alguns vezes se saiu melhor que outras porque, para além do planejamento inicial, enfrentou o acaso, os imprevistos. 
Em Bogotá, por exemplo, como sua bagagem de mão não entrava no compartimento acima da poltrona, resolveu colocar o computador no da frente. Na saída da aeronave esqueceu o equipamento. Depois de momentos tensos, pois toda a memória da viagem estava no notebook, finalmente o encontraram. “Tinha que estar em cada um dos 30 países no dia em que as seleções estivessem em campo. A chance de dar errado era grande, mas felizmente deu certo”, comemora Fábio Seixas.
 
31, a Copa no Mundo 
Lançamento do documentário do jornalista Fábio Seixas, seguido de bate-papo com o autor. Hoje, às 19h30, no Teatro Ney Soares do Uni-BH (Rua Diamantina, 463, Lagoinha). Informações: (31) 3261-1501 e www.sempreumpapo.com.br. 


MAIS SOBRE CINEMA