Acento japonês no Indie

09/09/2012 09:46

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Indie/Divulgação
Diretor japonês Kazuyoshi Kumakiri é uma das estrelas desta edição do Indie (foto: Indie/Divulgação)

No Japão da década de 1970, Aizawa, o carismático líder de um pequeno grupo político, formado por estudantes de esquerda, é preso. Com ele atrás das grades, sua namorada, Masami, assume o comando. Ela se esforça para assegurar o poder e lança mão de sua sexualidade para manter a lealdade dos outros homens do grupo. Porém, quando Aizawa comete suicídio na cadeia, a tênue relação de poder, exercida por Masami, explode em uma fúria cega pautada pela paranoia e violência sangrenta.

A violenta trama causou burburinho em Berlim, em 1998. Kichiku: banquete das bestas foi o primeiro filme do diretor japonês Kazuyoshi Kumakiri, então com 23 anos. Agora aos 38, o cineasta Kumakiri ganha retrospectiva na Mostra de Cinema Mundial – Indie 2012 e seu filme famoso vai ser exibido hoje, às 21h, no Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes, com entrada franca.

Na obra mais recente de Kumakiri, a intensidade da violência e o estilo gore (espécie de terror sangrento e escatológico) deram lugar a filmes com outras características. É o caso de A mulher volátil, de 2004, que será exibido dia 13, às 18h10, no Oi Futuro. O filme conta a história de Masuda Etsuko, viúva que administra um posto de gasolina bem pouco lucrativo em um lugar bastante remoto. Certo dia, um nervoso ladrão de bancos, chamado Sawada, entra em sua vida fingindo ser um cliente, mas armado com uma faca. Acaba por assaltá-la, levando embora seus poucos recursos. A partir de então, instaura-se um processo de rejeição e atração mútuas. Com cenário simples e apenas um par de atores, o diretor conta história impressionante sobre sentimentos complexos, a atração e a rejeiçã, e sobre a extrema proximidade entre o amor e o ódio.

MOSTRA DE CINEMA MUNDIAL – INDIE 2012
• Cine Humberto Mauro (136 lugares) Av. Afonso Pena, 1.537, Centro.
• Teatro Oi Futuro Klauss Vianna (329 lugares) Av. Afonso Pena, 4.001, Mangabeiras. Entrada franca (ingressos disponíveis nas bilheterias dos espaços 30 minutos antes de cada sessão)
Programação e informações em www.indiefestival.com.br e 31 9912-9959.

MAIS SOBRE CINEMA