Minas música e futebol chega às telas neste sábado

por Walter Sebastião 01/09/2012 11:40

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Beto Magalhães/EM/D. A Press - 23/1/07
Fábio Carvalho faz homenagem ao futebol e a arte, para ele veículos de crescimento interior (foto: Beto Magalhães/EM/D. A Press - 23/1/07)
 
Em 1996, o cineasta Fábio Carvalho começou a fazer um filme sobre o jogador Reinaldo. Em homenagem “ao futebol sofisticado, com beleza plástica e pensamento”, fez também imagens do músico Toninho Horta tocando. O projeto não avançou, foi abandonado e o material perdido. Em 2010, o diretor recebeu ligação do também cineasta Chico de Paula contando que havia encontrado o filme. Minas música e futebol (19min) chega às telas hoje, com exibição às 11h, no Usiminas Belas Artes Liberdade. Abre mostra do diretor com cinco filmes.

“Minas música e futebol é sobre o prazer que Reinaldo tem de jogar, Toninho Horta de tocar e eu de filmar”, explica Fábio Carvalho. “É uma elegia sobre a amizade, o futebol e a arte”, acrescenta. Motivos, observa, que são de toda obra dele. “A aproximação do humano em estado de êxtase, em momento em que está acima do chão, talvez seja o eixo do meu trabalho. Só consigo escrever ou fazer um filme quando estou nesse estado apaixonado, fora da realidade, desejando chegar a uma altura maior. O cinema – e de certa forma toda arte – é veículo para crescimento interior”, defende. “O esporte também. O momento mágico do gol é também momento de arte, de elevação do ser humano”, acrescenta.

Fábio Carvalho tem 49 anos, já realizou 30 filmes, um deles o longa O general (está finalizando o segundo longa, O fantasma do cinema). Característica dos trabalhos, para o diretor, é serem obras que não se enquadrem nos conceitos de ficção e de documentário. “Há o real e também algo de ficção. O personagem, ao ser filmado, transforma-se em outra coisa”, afirma. “É representação e montagem procurando fazer o cinema se desvencilhar da necessidade de contar história. Mostro a história”, afirma. “O próprio ato de fazer o filme é a história e o tema do filme”, acrescenta.
 
Minas música e futebol
Exibição do filme de Fábio Carvalho, hoje, às 11h, no Cine Belas Artes, Rua Gonçalves Dias, 1.581, (31) 3252-7232 . A partir de amanhã, o filme estará disponível na internet. A programação faz parte da Mostra Fábio Carvalho, que prevê exibição um sábado por mês de um filme do diretor, posteriormente disponibilizado na internet. Vão ser exibidos: Era ontem (2010), dia 29 de setembro. 
 
E, em data ainda a ser confirmada, Gabinete das figuras variadas (2006); Guará ladrão de estrelas (2006); e A luta (1997). 


MAIS SOBRE CINEMA