Começa disputa entre filmes brasileiros que pretendem concorrer ao Oscar

Seleção nacional indicará um único longa para a peneira da Academia

30/08/2012 10:41

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Oswaldo Reis/Esp. CB/D. A Press
A secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana, integra a comissão especial de seleção (foto: Oswaldo Reis/Esp. CB/D. A Press)
Candidatos a candidatos ao Oscar 2013 de filme em língua estrangeira têm até esta quinta-feira, 30, para entregar suas inscrições à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O nome do escolhido será conhecido em 20 de setembro, às 10h, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. Os inscritos passarão pela seleção de oito integrantes da comissão especial, da qual participa a secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana.

Somente serão admitidas inscrições de filmes que tenham sido projetados ou que serão exibidos publicamente, com fins comerciais, pela primeira vez no Brasil e por pelo menos sete dias consecutivos no período compreendido entre 1º de outubro de 2011 a 30 de setembro de 2012, em uma sala de cinema comercial. A comprovação deverá ser feita por meio do cronograma de exibição.

A edição de 2013 é a 85ª premiação promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences, fundada em Los Angeles, na Califórnia (EUA), em 1927. A primeira entrega do Oscar ocorreu em 1929, no Hotel Roosevelt, em Hollywood. Apenas 270 pessoas estiveram presentes no banquete, onde os prêmios foram entregues. As cerimônias com jantar, no entanto, só foram realizadas até 1942, devido ao aumento do número de participantes. A partir da 16ª edição da premiação, que foi realizada no Teatro Chinês Grauman, em Hollywood, o evento passou a ser feito em teatros.

A cerimônia do Oscar foi televisionada pela primeira vez em 1953, atingindo os espectadores dos Estados Unidos e do Canadá. O evento de premiação chegou ao público internacional a partir de 1969 e atualmente é transmitido para mais de 200 países.



MAIS SOBRE CINEMA