Homenageado em Gramado, Sérgio Silva morre aos 66 anos

Diretor gaúcho morreu em Porto Alegre após enfrentar câncer

16/08/2012 09:28

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pressphoto/Divulgação
Sérgio Silva foi homenageado pelo Festival de Cinema de Gramado (foto: Pressphoto/Divulgação)
 
O diretor gaúcho Sérgio Silva morreu na madrugada de quarta-feira, 15, aos 66 anos, em Porto Alegre, em decorrência de complicações de um câncer. O corpo do cineasta foi velado a partir das 14h, no Cemitério Ecumênico João XXIII, na capital gaúcha. O sepultamento foi às 20h.

Famoso pela direção do longa-metragem Anahy de las misiones, que ganhou sete Candangos no Festival de Brasília de 1997, inclusive de melhor filme e roteiro, Silva foi homenageado pelo Festival de Cinema de Gramado no domingo, durante a premiação da Mostra de Curtas Gaúchos.

Silva estaria presente no evento, mas seu estado de saúde piorou e ele não pôde viajar à Serra Gaúcha. O jornalista Roger Lerina, aluno de teatro de Sérgio Silva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), recebeu a homenagem do evento em seu nome. "Ele passava seu conhecimento enciclopédico não de uma forma soberba. Ele gostava de dialogar e dividir", discursou Lerina.

O primeiro longa de Silva foi Heimweh/Nostalgia, de 1990, filmado em parceira com Tuio Becker em 16mm e falado em alemão.

Ele também era formado em letras pela UFRGS, onde ensinou dramaturgia no Departamento de Arte Dramática por mais de 30 anos. Trabalhou como crítico de cinema, ator e, além de Anahy de las misiones, dirigiu os longas Noite de São João (2003) e Quase um tango... (2009).


MAIS SOBRE CINEMA