Filme O que esperar quando você está esperando estreia nesta sexta-feira

Comédia romântica bem que tenta, mas não vai muito além dos chavões do gênero

por Mariana Peixoto 03/08/2012 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Lionsgate/Divulgação
Jennifer Lopez e Rodrigo Santoro não conseguem ser mais que lindos no filme de Kirk Jones (foto: Lionsgate/Divulgação)
 
Simplesmente amor (2003) não é o pai da ideia, mas desde que a produção com os desencontros amorosos de casais durante a época natalina virou o filme cor de rosa preferido de muita gente, volta e meia repetem a dose. Houve o filme do Dia dos namorados (Idas e vindas do amor, de 2010), o do réveillon (Noite de Ano-novo, 2011). Em comum? Histórias por vezes tocantes, um certo humor, atores campeões de bilheteria misturados a nomes em ascensão, algumas decepções e, no final, muitos beijos e um clima de felizes para sempre.
O nível das produções foi caindo, como é regra. O máximo da assepsia veio com este O que esperar quando você está esperando. O mote, o título indica, é a gravidez. A inspiração veio de um best-seller do gênero, que tem o mesmo título, e já vendeu milhões de exemplares desde sua publicação original, em 1984. Mudanças hormonais, gravidez indesejada, gravidez mais do que desejada mas cheia de problemas, ciúmes, amamentação, dificuldades de relacionamento. Todos os temas que fazem parte deste universo são tratados a partir das histórias de cinco casais.
Há a mulher que já passou dos 40, é uma celebridade de segunda categoria e engravidou do namorado recém-adquirido (Cameron Diaz, puro músculo e muita histeria, e Matthew Morrison, de Glee, que não convence nada). Há a jovem meio perdida que engravida depois de uma única noite (Anna Kendrick, uma das melhores do elenco, e Chace Crawford, perfeito como o bonitão sem nada a dizer). Há também o casal que tenta engravidar há anos e, quando consegue, entra num monte de problemas (Elizabeth Banks, de longe a que mais convence, e Ben Falcone, desajeitado como papel lhe pede). Ele, no caso, é filho do personagem de Dennis Quaid, homem que não quer envelhecer, e é casado com a loira perfeita Brooklyn Decker (fazendo, pela terceira vez, o papel de loira perfeita). E há ainda o casal que vai adotar (Jennifer Lopez e Rodrigo Santoro, que aparece muito e fala pouco) mais por insistência dela do que vontade dele.
No meio disso, ainda existe um grupo de maridos que se encontra todos os sábados para passear com os filhos, reclamar da vida e almejar o estilo do bonitão solteiro (Joe Manganiello, o bonitão do momento, que deixa todos os músculos à prova, como vem fazendo como o lobisomem Alcides do seriado True blood). Dito isso, o cenário está armado para uma série de situações que já vimos à exaustão no cinema e na TV (ok, e também na vida real). 
É tudo muito previsível, como a crise de calor de uma grávida em público ou as frustrações que vêm com a radical mudança de vida. Assim é a vida, não? Mas um pouco de sal (e alguma inventividade) não fariam mal a ninguém. Esteja você esperando ou não. Assista ao trailer do filme:


MAIS SOBRE CINEMA