Cinema

Próximo projeto de Nelson Pereira dos Santos será filme sobre dom Pedro II

Minas Gerais pode ser uma das locações do filme

Dom Pedro II vai ganhar filme dirigido por Nelson Pereira dos Santos
O diretor Nelson Pereira dos Santos anunciou que seu próximo projeto é um filme sobre dom Pedro II, que comandou o Brasil por quase meio século. O roteiro vai se basear no livro do historiador mineiro José Murilo de Carvalho, lançado pela Companhia das Letras.
 
Minas Gerais, aliás, pode fornecer ótimas locações para a cinebiografia de dom Pedro II. Locais visitados por ele ainda estão aí, prontinhos para o esquema luz-câmera-ação. Em março de 1881, por exemplo, o imperador foi à Escola de Minas de Ouro Preto. Chegou a assistir à aula de Claude Henri Gorceix, convidado por ele para criar o centro de pesquisas mineiro. Na antiga capital do estado, o imperador acompanhou a arguição de dois estudantes.
 
Em abril, o soberano visitou o Colégio do Caraça, em Catas Altas, acompanhado de dona Tereza Cristina. Encantou-se com o santuário em estilo neogótico e fez questão de percorrer as salas para novamente arguir a moçada. Em sessão solene em homenagem ao imperador, houve discursos em nada menos de nove línguas – o poliglota real respondeu a todas. Detalhe: deixou por lá um dinheirinho, com o qual se comprou o vitral central da igreja.
 
A comitiva imperial passou por Barbacena, Ouro Preto, Cachoeira do Campo, Sabará, Caeté e Catas Altas. Em Santa Luzia, conta-se que o imperador se hospedou no belo Solar da Baronesa e até desenhou um trecho da cidade.
 
Mas o que promete divertir o público é o relacionamento extraconjugal do soberano com a condessa de Barral. Aliás, fidelidade não era o forte de dom Pedro II (nem dos maridos do século 19). Além disso, tinha a quem puxar: era filho de dom Pedro I, um dos conquistadores mais ativos da política brasileira. Entretanto, se o filme de Nelson seguir a toada do livro de José Murilo de Carvalho, pode-se esperar abordagem elegante e sensível da trajetória do homem que comandou o país por 49 anos, três meses e 22 dias.