Mostra de cinema no Centro da UFMG detalha vida dos índios

Filmes trazem outro olhar sobre a vida das populações indígenas

13/03/2012 09:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Mario Anzuoni/Reuters
(foto: Mario Anzuoni/Reuters)
Quem se interessa pela vida dos índios e fica incomodado em vê-la retratada somente pelo olhar do “homem branco” terá uma boa oportunidade de conferir o outro lado dessa história a partir de hoje, no Centro Cultural UFMG. Até 12 de abril, às terças e quintas-feiras, às 19h, o espaço apresentará a 3ª Mostra Pajé de Filmes Indígenas. Serão 10 sessões com entrada franca.

Parceria entre a produtora Pajé Filmes e a Faculdade de Letras da UFMG, o evento pretende ressaltar a participação do índio na produção audiovisual e o empenho em disseminar sua cultura na sociedade contemporânea. A curadoria é de Charles Bicalho, que selecionou fitas em que os próprios indígenas se retratam. Entre eles estão participantes do projeto Vídeo nas aldeias, que existe desde 1987.

O projeto também exibirá clássicos, como Aguirre, a cólera dos deuses, de Werner Herzog, que abre a programação esta noite. O público poderá conferir ainda As hipermulheres, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro (dia 15), e o boliviano El grito de la selva, de Alejandro Noza (Moxeño), Nicolás Ipamo (Chiquitano) e Ivan Sanjinés, no dia 20.
 
3ª MOSTRA PAJÉ 
Até 12 de abril. Às terças e quintas-feiras, às 19h. Centro Cultural UFMG (Avenida Santos Dumont, 174, Centro). Entrada franca. 
 
Informações: (31) 3409-8291. 


MAIS SOBRE CINEMA