Carnaval de pequena cidade mineira homenageia Festa do Peão de Barretos

Joaquim Felício, na Região Central do estado, tem apenas 4,4 mil habitantes, mas entrou na rota da tradicional festa de rua; rivalidade entre escolas de samba também chama a atenção

 

A pequena Joaquim Felício (Região Central), de 4,4 mil habitantes, ganhou ares da Festa do Peão de Rodeios de Barretos na noite deste domingo. O famoso evento da cidade paulista foi o tema do enredo da escola de samba Acadêmicos da Rua Primeiro de Maio, mais conhecida por Bloco do Paulo Leite, seu antigo nome.
A agremiação completa 65 anos de existência em 2019 e foi fundada pelo aposentado Paulo Leite, de 77 anos, que tinha apenas 12 quando criou o bloco.


Atualmente, a escola de samba é coordenada pela arquiteta Márcia Cristina Leite, filha de Paulo Leite. “Escolhemos a Festa de Barretos como tema do nosso enredo. Aqui tem muita criação de cavalos e a agricultura é base da economia do município”, afirmou Márcia.


O Bloco do Paulo Leite desfilou no Centro de Joaquim Felício com cinco carros alegóricos. Ao final, o público foi animado por uma afinada bateria.


Cidade dividida

 


Uma cidade dividida, mas somente por conta da alegria. Esta é a condição de Joaquim Felício no carnaval. A área urbana é cortada pelo Rio Embaiassaia. Duas agremiações rivais disputam os desfiles carnavalescos na cidade, cada uma situada de um lado do curso d'água.


Na região mais central, fica a sede da Escola de Samba Acadêmicos da Rua Primeiro de Maio/Bloco do Paulo Leite. Do outro lado, está a Escola de Samba Garimpeiros do Samba, fundada no ano 2000. Esta segunda desfilou nesse sábado e volta a se apresentar nesta segunda-feira.


Depois da exibição deste domingo, a Acadêmicos do Samba da Rua Primeiro de Maio/Bloco do Paulo Leite volta a desfilar terça-feira. As duas agremiações contam com o apoio da prefeitura do município.

MAIS SOBRE CARNAVAL