Ordináááários volta ao carnaval de BH depois de dois anos sem desfilar

Bloco que surgiu com uma turma de amigos promete animar a folia na terça-feira na capital mineira

por Lucas Negrisoli * 28/02/2019 17:17
Ordináááários/Divulgação
Carnaval de BH: o cortejo do Bloco Ordináááários em 2016 (foto: Ordináááários/Divulgação)
O nostálgico batuque do axé dos anos 1990 volta a animar as ruas da região Centro-Sul de Belo Horizonte com o cortejo do bloco Ordináááários, na terça-feira de carnaval. O grupo, que existe desde 2014 e chegou a ser um dos maiores da festa mineira, não desfilava no feriado desde 2016, mas retorna neste ano para aquecer a festa dos foliões e espera pelo menos 20 mil pessoas. 

O bloco surgiu de um grupo de amigos que, por causa da banda É o Tchan, se autodenominavam “ordinários” e realizavam diversas festas temáticas na cidade. Um dia, um dos amigos passou pela porta da prefeitura e, sem avisar os demais, cadastrou a turma como um bloco de carnaval. “Precisamos nos mobilizar e fizemos acontecer”, lembra Elisa Santana, “ordinária” e organizadora da folia em 2019.

Ordináááários/Divulgação
Carnaval de BH: visão aérea do cortejo do bloco Ordináááários em 2016 (foto: Ordináááários/Divulgação)
No primeiro ano, explica ela, a expectativa era de 150 pessoas fossem até o cortejo, mas 4,5 mil apareceram para a festa. No ano seguinte, 15 mil foliões participaram e, no último ano de bloco, 50 mil foram para a folia do Ordináááários. Depois disso, o bloco ficou sem desfilar em 2017 e 2018 por questões pessoais dos amigos que tocavam o projeto. “Vida profissional, casamento, várias coisas foram acontecendo e paramos por uns anos, mas neste ano eu quis retomar o bloco”, afirma Elisa. 

Além das músicas tradicionais do cortejo, neste ano o bloco conta com duas atrações especiais para os foliões. Uma ala de dança, inspirada nos dançarinos do É o Tchan, e uma ala de inclusão de pessoas com necessidades especiais. De acordo com a organizadora, a ideia é democratizar o carnaval de BH para que todos possam participar da festa. “Esse é o nosso maior triunfo neste ano”, diz. 

Ordináááários/Divulgação
Carnaval de BH: o bloco Ordináááários, que ficou dois anos sem desfilar, chegou a levar 50 mil pessoas para as ruas da capital mineira (foto: Ordináááários/Divulgação)
O Cortejo dos Ordináááários ocorre na terça-feira de carnaval e a concentração começa às 10h, no cruzamento entre a Avenida Brasil e a Rua Padre Rolim. O bloco segue até a Praça Tiradentes durante o desfile.
 
Confira a programação completa do Carnaval de Belo Horizonte no Mapa do Caranval do Portal Uai.  
 
*Estagiário sob supervisão do editor Rafael Alves 

MAIS SOBRE CARNAVAL