Carnaval 2019 em BH: veja como será a cobertura integrada da TV Alterosa e Portal Uai

Estado de Minas, TV Alterosa e Portal Uai preparam cobertura multimídia inédita da festa que vai levar 4,6 milhões de foliões às ruas. Programação começa neste sábado

por Estado de Minas 21/02/2019 06:00
Edésio Ferreira/EM/D.A Press
Isabel Guimarães (MMA Alterosa) e Luiz Othavio Gimenez, o Zotha (Xôtifalá), vão comandar a Central do Carnaval de BH, que estreia neste sábado, às 12h30, na TV Alterosa (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)


Para o maior carnaval de Belo Horizonte, a maior cobertura de todos os tempos. Neste sábado estreia na TV Alterosa a Central do Carnaval de BH, com convidados em estúdio e a transmissão ao vivo da festa nas ruas, que deve receber este ano 4,6 milhões de pessoas, 20% a mais que em 2018.


O programa faz parte do projeto #carnavalbh, dos Diários Associados, que prepararam uma ação multimídia inédita para a folia. O Estado de Minas, a TV Alterosa e o Portal Uai se uniram numa cobertura integrada e exclusiva do carnaval, com mais de 100 profissionais envolvidos, entre jornalistas, produtores, técnicos e pessoal de suporte, que acompanharão o dia a dia da cidade. “Vamos dividir as equipes e trabalhar para não perder nada”, diz o superintendente da TV Alterosa, Luís Eduardo Leão. Ele espera que o trabalho ajude a impulsionar ainda mais o carnaval da capital mineira: “Nossa intenção é promover o carnaval cada vez mais. O foco é promover a cultura da alegria”.

Registros das ruas, imersão nos blocos, depoimentos de foliões, entrevistas com carnavalescos e atrações em estúdio estarão na ampla cobertura multimídia, com recursos do jornal impresso, da internet e da televisão. “A união de forças é fundamental para levar ao leitor, ao internauta e ao telespectador a dimensão de uma festa multifacetada, que ocupa todos os espaços da cidade e cresce a cada ano”, afirma o diretor de Redação do Estado de Minas, Carlos Marcelo Carvalho. Todo o material veiculado será marcado com a hashtag #carnavalbh, com tudo o que acontece na cidade nos dias que antecedem o carnaval e até depois da quarta-feira de cinzas.

No jornal Estado de Minas já estão sendo veiculadas matérias com ensaio de blocos, expectativa dos foliões, agenda de desfiles, sistemas de trânsito, segurança e estrutura. Cadernos especiais registrarão os cinco dias da festa oficial, com a programação das principais atrações. Já no Portal Uai, além da cobertura diária no site uai.com.br/carnaval, o mapa dos blocos de Belo Horizonte, sucesso absoluto de acessos nos últimos anos, ajuda os foliões a curtirem todas as atrações da cidade. Os melhores momentos serão postados nos stories do Portal Uai e em.com.br, no Instagram (emimagem) e no Facebook. Os pontos mais importantes da cobertura, em tempo real, o folião vai encontrar também no Twitter (https://twitter.com/em_com e @portaluai). O material contará também com vídeos de abertura e encerramento da festa, que serão publicados na íntegra no canal especial e repercutidos nas redes sociais do Portal Uai.



IRREVERÊNCIA A apresentadora Isabel Guimarães, que comanda o programa MMA Alterosa, será a âncora da Central do Carnaval de BH, que irá ao ar nos próximos três sábados (23 de fevereiro, 2 e 9 de março), das 12h30 às 13h15, e na segunda e terça-feira de carnaval, das 13h30 às 14h15. “Essa cobertura gigante vai permitir que as informações circulem em todos os lugares, atingindo um maior número de pessoas”, diz. Direto das ruas, o repórter multimídia Luiz Othávio Gimenez, o Zotha, transmitirá ao vivo a festa na capital. “Vai ser fantástico”, garante o apresentador do Xôtifalá, do Portal Uai, que todo ano leva a sua irreverência para a cobertura do carnaval de BH. “A convergência das mídias é um fator positivo”, comenta.

O gerente de jornalismo da TV Alterosa, Ricardo Carlini, que participa da coordenação de todo o trabalho, observa que nunca viu algo parecido com o que o Estado de Minas, o Portal Uai e a TV Alterosa vão fazer na festa  deste ano. “Uma emissora nunca se dedicou dessa maneira para cobrir o carnaval, e esperamos que isso gere uma identificação imediata com o público. A cobertura integrada vai nos permitir estar em mais lugares para registrar a festa, ao mesmo tempo”, afirma.

MAIS SOBRE CARNAVAL