Uai Entretenimento

Balanço preliminar da Belotur dá o tom do sucesso do carnaval de BH


Sim. O carnaval de Belo Horizonte entrou de vez no gosto dos foliões de todo país. Pesquisas  ilustram a preferência do público. O Google apontou que a festa na capital mineira é a segunda melhor do país, à frente de Rio de Janeiro e Recife. Já o levantamento da administração municipal mostrou que as palavras mais citadas por moradores e turistas, descrevendo a folia, foram ‘alegria’, ‘diversão’, ‘maravilhosa’ e ‘ótima’. A Belotur vai divulgar um balanço sobre os números da festa na próxima segunda-feira, mas já adiantou que a economia ficou aquecida, com boa arrecadação e geração de empregos em diversos setores.

A Belotur ressalta que o resultado é a aposta em uma festa “descentralizada, plural e inclusiva, norteada por uma gestão compartilhada, com respeito às suas origens e tradições”.  “Mais que um Carnaval, a cidade ganhou um verão. Os preparativos da folia, incluindo ensaios de blocos de rua, festas e outros eventos, movimentam toda a cadeia produtiva, o que deixa nítida uma cidade alegre, viva, pulsante.
São meses de atividades, o que traz pessoas de outras cidades, outros países. Além da promoção turística de Belo Horizonte, isso gera emprego e renda”, afirma Aluizer Malab, presidente da Belotur. A pesquisa realizada pela PBH com foliões mostrou que a nota média atribuída ao evento aumentou em relação ao ano passado.

Alguns números parciais da folia foram divulgados pela Belotur. A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), por exemplo, recolheu mais de mil toneladas de lixo até terça-feira. Foram realizados 400 atendimentos nos postos médicos avançados. Um dos pontos comemorados foi em relação a Defesa Civil, que não precisou atender nenhuma ocorrência significativa.


Em relação ao trânsito, a operação foi considerada bem sucedida pela BHTrans. “Eventuais ajustes foram realizados conforme a necessidade e a movimentação dos blocos, sobretudo para garantir a segurança dos foliões e dos usuários do sistema de mobilidade. O planejamento, a atuação dos Agentes da BHTRANS e o serviço “POSSO AJUDAR?” foram fundamentais para orientar os foliões sobre o trânsito e as linhas do transporte coletivo”, informou a Belotur por meio de nota.

Economia

Os dados sobre a arrecadação e outros detalhes sobre a folia ainda serão divulgados. Mesmo assim, já é comemorado os avanços na economia. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Minas Gerais (ABIH/MG) projeta um resultado acima das expectativas. “Os números confirmaram que os primeiros dias tiveram uma ocupação maior, porém essa ocupação se manteve alta depois”, explica Érica Drumond, presidente da Associação.  “Nosso carnaval se consolida de vez, com um número expressivo de visitantes, movimentando toda a cadeia produtiva do turismo. O Turismo está em festa com esse novo produto turístico de qualidade", completa Jair Aguiar Neto, presidente do BH Convention & Visitors Bureau.
.