Carnaval de Ouro Preto celebra os 80 anos do tombamento federal da cidade

De acordo com o Secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira, o tombamento federal de Ouro Preto, em 1938, é um marco no desenvolvimento das políticas e ações de preservação do município

por Estado de Minas 12/02/2018 19:15
Elvis Rodrigues
(foto: Elvis Rodrigues)
No ano em que Ouro Preto comemora os 80 anos de seu tombamento federal, e que o Brasil celebra os 280 anos de nascimento do escultor Antonio Francisco Lisboa, o“Aleijadinho”, o Patrimônio Cultural ganha ainda mais destaque na cidade palco da Inconfidência Mineira. O ano de 2018 será chancelado como o Ano do Patrimônio Cultural de Ouro Preto. O Carnaval da cidade faz parte do Circuito de Carnaval das Cidades Históricas.
 
De acordo com o Secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira, o tombamento federal de Ouro Preto, em 1938, é um marco no desenvolvimento das políticas e ações de preservação do município, pois possibilitou a efetiva proteção ao patrimônio cultural à cidade. 
 
Assim, mesmo com a expansão da cidade, seu traçado urbano colonial mantém-se intacto, bem como ocorre com os exemplares da arquitetura religiosa e civil mais expressivos e as suas obras de arte preservadas. Tamanho esforço de preservação foi reconhecido, de modo que a localidade foi a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial, conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
 
O homenageado do Carnaval 2018 é o Sr. Francisco de Paula Mendes, o Seu Tito, reconhecido como o mais antigo músico da cidade e que ainda exerce a profissão. Tito tem quase noventa anos e dedica-se ao universo da música desde os quatorze. Atuou também no campo da mineração e trabalhou na Prefeitura, aposentando-se na década de 1980. Chegou a tocar para plateias ilustres como o presidente Juscelino Kubitschek. Solteiro convicto, promete que só irá se casar quando completar cem anos de idade.

MAIS SOBRE CARNAVAL