Vai carnavalizar? Veja dicas de make para arrasar no Então Brilha e em outros bloquinhos

Efeito glossy (molhado), iluminador e brilho não podem faltar na folia. Confira sugestões de profissionais para criar looks coloridos e se jogue na festa que já movimenta BH

por Laura Valente 08/02/2018 14:45
M.A.C/Divulgação
Muito brilho, cor, glitter e paetês na make da folia (foto: M.A.C/Divulgação)
O carnaval que já chegou na cidade traz uma máxima na maquiagem: pode exagerar nas cores, nos efeitos, no brilho. Palavra de profissionais que sugerem produções para quem vai curtir a folia em festas e nos bloquinhos. Ao ar livre, dica de ouro é não abrir mão da proteção solar e preparar bem a pele para que o look dure mais tempo. Outra é abusar de cores e efeitos especiais. 

Dá-lhe paetês!

Leca Novo/Divulgação
(foto: Leca Novo/Divulgação)

Joanna Marques, maquiadora do salão Tif's, elege o rosa e dourado, destacando olhos e boca com glitter e paetê, em maquiagem inspirada no bloco Então Brilha, que abre o sábado de carnaval em BH. “Se quiser usar a mesma ideia em outro bloco basta mudar as cores dos produtos”, diz.

 

Veja o passo a passo: 

 

Pele: Prepare a pele como de costume. Para a folia aposte no fresh e natural, pois o carnaval pede leveza. Recomendo apenas uma cobertura de base e, claro, o filtro solar. Aplique também o iluminador de sua preferência, isso dá um brilho natural. 
 
Leca Novo/Divulgação
(foto: Leca Novo/Divulgação)
Cabelo
: a trança é um penteado ótimo para o carnaval, pois deixa o cabelo no lugar. Na produção da cabeleireira Juliele Faria há um mix de mini tranças de raiz com trança de rabo alto. Como adereços, ela aposta em cordinhas douradas entrelaçadas e adesivos de estrela. A dica para brilhar mais é jogar glitter em cima. 
  
Olhos: Faça o delineado clássico, estilo gatinho em cima, como de costume. Como diferencial, crie um delineado inverso com glitter, rente aos cílios inferiores, usando um pincel com cola de cílios, e depois vá colocando o brilho com os dedos, delicadamente.
 
Lábios: A proposta aqui é usar paetês, fica um luxo! Para fazer é só ter um pouquinho de paciência - novamente aqui usar um pincel com cola de cílios e colocar as bolinhas uma a uma até preencher toda a boca. 
 
Blush: Aposte nos tons terrosos para marcar as maçãs do rosto. 
 
Finalização: Ilumine a pele com pigmento dourado, que pode também ser salpicado em partes do corpo como colo e braços.

Fixe a cor!

 

MAC/divulgação
(foto: MAC/divulgação)
Maquaidora sênior da M.A.C, Fabiana Gomes indica uma produção que promete durar mais tempo. Como? “A preparação da pele é um dos pontos-chave. Para tanto, evite o excesso de camadas de produto: “para a preparação, optaria apenas por uma bruma leve, por exemplo. Deixe a pele bem limpa e, em seguida, utilize um produto como o Fix, sem a necessidade de excessos de hidratantes ou o primer antes da base”. Outra dica é dar preferência ao uso de produtos de longa duração e à prova d’água para que fique tudo no lugar. “Lembre-se de fazer a maquiagem em lugar fresco ou com a temperatura do ar controlada para não suar e correr o risco de estragar a produção”. 

 

Fabiana acredita que o uso do glitter está liberado em todos os lugares! Dica é aplicá-lo sobre o delineador. “Aproveite para fazer um traço maior, pegando a pálpebra toda, e complete com pigmento ou glitter”, ensina. No mais, a especialista lembra que no carnaval o mais é mais: “Use tudo o que sempre desejou: glitter na boca, cílios postiços, color blocking (combinando blocos de cores vibrantes em uma mesma produção). O exagero é permitido, com liberdade para usar tudo com intensidade maior, mais brilho e cor, formas mais amplas.”

Efeito molhado!

 

O Boticário/Divulgação
(foto: O Boticário/Divulgação)
Felipe Moreira, especialista em maquiagem de O Boticário, aposta na textura glossy, proposta que caracteriza como “perfeita para looks com uma pegada despojada e glamorosa”. A ideia é também combinar as cores dos olhos com o blush, o que, segundo ele, permite um efeito moderno com apenas quatro produtos.

 

Confira abaixo o passo a passo:

Pele: Comece a produção hidratando e uniformizando a pele com hidrante e primer. Em seguida, aposte em uma base mate para garantir um aspecto natural. Com a ajuda de um pincel, espalhe o produto pelo rosto com movimentos circulares, de maneira uniforme - até nos cantinhos. Após a base, aplique o corretivo líquido no centro do rosto, criando um efeito de iluminação e camuflando a manchas e olheiras. Para selar os produtos, aplique uma camada leve de pó compacto na zona T do rosto. Dica: o batom pode ser usado nas têmporas (o da maquiagem é o lado mate do Intense Superfix Duo), ali na zona C. "Esfume com os dedos até as maçãs com leves batidinhas", ensina. 
 
Olho: Aplique uma sombra do mesmo tom do batom usado nas têmporas em toda a pálpebra móvel até o côncavo e em seguida esfume com um pincel. Na sequência, para um olhar glamoroso, coloque os cílios postiços e capriche nas camadas de máscara;
 
Boca: Aplique a mesma cor de batom nos lábios e crie um efeito monocromático e harmônico em sua a produção. 

 

Proteção solar!

Bruna Carvalho/Divulgação
Não se esqueça de retocar o protetor solar durante a folia (foto: Bruna Carvalho/Divulgação)
 

Ana Lucia Coutinho, diretora médica da Pierre Fabre Dermocosméticos, lembra que a curtição ao ar livre durante o carnaval exige cuidados extras com a proteção solar. Confira as dicas: 

Escolha um fotoprotetor adequado ao seu tipo de pele, de preferência com uma formulação que seja fotoestável (não sofra degradação fácil à exposição ao sol) e tenha algum grau de resistência à água ou suor, o que é muito importante. 

Aplique o seu fotoprotetor sobre áreas expostas pelo menos 15min antes de se expor ao sol. Reaplique o produto em intervalos de 2 em 2 horas, ou após banhos de piscina ou mar e após transpiração excessiva. A pele deverá estar seca para que o produto possa aderir perfeitamente.

Para não correr o risco de estragar a maquiagem, opte por levar para a folia um pó compacto com fotoproteção na fórmula, pois protege e ao mesmo tempo mantém um acabamento de maquiagem na pele.

Refresco! A água termal hidrata, acalma e refresca a pele, e pode ser aplicada sobre a maquiagem, até ajudando a fixação. Porém, não tem fator de proteção solar e por isso não substitui o fotoprotetor.

MAIS SOBRE CARNAVAL