Carnaval de BH terá posto de comando para garantir segurança de foliões

Monitoramento conta com 1.600 câmeras em pontos estratégicos da capital. Integrantes de órgãos público de vários setores estarão em plantão para garantir a tranquilidade da folia

por Estado de Minas 02/02/2018 20:47
PBH/Divulgação
Olhos atentos no centro de operações é a garantia de segurança em Belo Horizonte (foto: PBH/Divulgação)
A partir deste sábado, entra em funcionamento na capital mineira o Posto de Comando Integrado voltado para o Carnaval 2018. A estrutura do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) será reforçada para garantir que os foliões da capital possam curtir os festejos com segurança e tranquilidade.

A instalação do posto de comando foi uma experiência positiva no evento do ano passado. O COP-BH funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. O centro integrado conta com representantes de Defesa Civil, BHTrans, Guarda Municipal, SAMU, Fiscalização de Política Urbana, SLU, Cemig, Gasmig, Copasa, Polícia Civil, Polícia Militar, BTN (informações de trânsito) e Corpo de Bombeiros (desastres e catástrofes).

No COP-BH o compartilhamento de informações e a soma de esforços entre as instituições, somado à visualização de mais de 1.600 câmeras, permitem que os integrantes monitorem o trânsito e a movimentação de pessoas nos principais espaços públicos da cidade, garantindo agilidade na solução de problemas de mobilidade, segurança, defesa civil e serviços urbanos.

A partir deste sábado, até o dia 14, será reforçado com o funcionamento do Posto de Comando Integrado, composto por autoridades de cada uma das áreas envolvidas na organização do Carnaval de BH, especialmente a Belotur, responsável pela gestão do evento. Também vão atuar no posto representantes das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura; e de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, além do Juizado da Infância e Juventude.

O Carnaval de 2017 atraiu 500 mil turistas para Belo Horizonte (30% a mais do que no ano anterior) e teve 350 blocos e 416 desfiles percorrendo as ruas. Este ano, as projeções indicam que o número de blocos e foliões será ainda maior. Para a diretora do COP-BH, Geórgia Ribeiro, a experiência de planejamento e atuação integrada no último Carnaval, está sendo aprimorada para a  folia deste ano.

MAIS SOBRE CARNAVAL