Blocos do pré-carnaval abrem oficialmente a folia de momo em Belo Horizonte

Foram cinco desfiles oficiais neste sábado, em que marcou a alegria da festa que deve atrais 3,6 milhões de pessoas este ano na capital. Neste domingo tem mais dois desfiles

por Estado de Minas 27/01/2018 18:10
Túlio Santos/EM/D.A.Press
Na Avenida Afonso Pena, o Bartucada, famoso em Diamantina, fez sua estreia no Carnaval de BH (foto: Túlio Santos/EM/D.A.Press)

Alô Belô... o Carnaval já chegou com toda animação na capital mineira, neste sábado, com a apresentação de cinco blocos oficiais, além de alguns ensaios de grupos isolados em bares movimentados da cidade. A partir de agora, até 18 de fevereiro, segue a alegria da folia que pretende reunir cerca de 3,6 milhões de pessoas em BH, que, de acordo com o Ministério do Turismo, está entre os seis destinos mais procurados do país para o feriadão. E neste domingo, mais duas agremiações estão nas ruas da cidade com desfiles pré-carnavalescos.

Na manhã deste sábado, o Trema na Linguiça, bloco oficial do Mackenzie, que completa 11 carnavais, foi o primeiro do ano a desfilar na capital. Centenas de foliões participaram do corso que saiu da Rua Benvinda de Carvalho, no Santo Antônio, Região Centro-Sul, e seguiu pelas avenidas Getulio Vargas, Cristóvão Colombo e Contorno, entre outas vias, na Savassi. Foliões, esbanjando energia e alegria, deram uma prévia do carnaval de BH.

No fim da tarde, no Bairro Santa Efigênia, outro reduto tradicional da folia momesca dos belo-horizontinos, foi a vez da apresentação do Imagina Que... O professor Marcelo Mamede, um dos responsáveis pelo grupo, disse que é o terceiro ano que o bloco cumpre a missão pré-carnavalesca de sair duas semanas antes do carnaval. “Estamos aqui para começar a aquecer o folião. Depois, é só entrar com tudo na folia, se divertir”, sugeriu. No repertório, a nostalgia da alegria do Axé que contaminou o país, sertanejo universitário, pop rock, no melhor estilo da batida momesca.

Ainda na Região Centro-Sul, teve neste sábado a apresentação dos grupos Xai-Xai e Bartucada, na Afonso Pena, em frente ao Parque Municipal, que em seu cortejo homenageou o carnaval de Diamantina. Foi também o lançamento do Bartucada em BH, no tradicional palco da festa na cidade, que no próximo fim de semana recebe a Banda Mole. Também teve folia pré-carnavalesca no Floramar, Norte de BH, com o Carna Flora, e no Caiçara, Noroeste, com o bloco dos Spartanos.

Neste domingo, fique ligado pois tem desfiles do Bruta Flor, a partir das 13h, bloco feminista, que toca música de compositores residentes na capital. Concentração na Rua Guaicurus, Centro, em frente ao Centro de Referência da Juventude. E na Avenida Brasil, 944, no Santa Efigênia, também na área central, a partir das 14h tem o AfrOdum, que presta tributo à Comunidade Quilombola do Buriti, Norte de Minas.

MAIS SOBRE CARNAVAL