Uai Entretenimento

Baianas Ozadas leva multidão para as ruas da capital

Segundo organizadores, bloco reuniu cerca de 500 mil pessoas

Márcia Maria Cruz Alessandra Melo
Baianas Ozadas levou cerca de 500 mil pessoas para as ruas de BH - Foto: Márcia Maria Cruz/EM

O Baianas Ozadas, maior bloco carnavalesco de Belo Horizonte, levou, segundo seus organizadores, cerca de 500 mil pessoas para as ruas. Público bem maior do que o desfile do ano passado, quando foi estimada a presença de cem mil foliões. Nem a dissidência nas Baianas, que originou o bloco Havayanas Usadas, diminui o público que começou a lotar a avenida Afonso Pena, na altura do Palácio das Artes, local da concentração, já por volta das 9h.


O bloco homenageou o baiano Moraes Moreira, primeiro cantor de trio elétrico do Brasil, e que este ano completa 70 anos. Antes do cortejo começar, a ala das baianinhos e baianinhos estreou com cerca de 30 integrantes tocando e cantando "Menino do Pelô".

Baianas Ozadas chegam à Avenida dos Andradas, na capital - Foto: Ramon Lisboa
O desfile contou ainda com um trio elétrico de 6,2 metros de altura e 22 metros de comprimento que resolveu o problema de som do ano passado, quando os foliões mais distantes tiveram dificuldade em ouvir a execução das músicas. O carro tinha potência de 100 mil watts e já desfilou com blocos famosos nacionalmente como Cordão do Bola Preta, AfroReggae e Bloco da Preta do Rio de Janeiro.


Muitos foliões estavam vestidos com roupas brancas e turbantes na cabeça, marca do bloco. Alguns aproveitam para se pintar e outros uniram a folia com a possibilidade de ganhar uma grana extra. Caso de Fernanda Martins, de 37 anos, que aprendeu a técnica da pintura afro nos cortejos da Timbalada, em Salvador, onde morou por cinco anos. Antes do cortejo, ela vendia as pinturas no corpo no meio da multidão
.

Durante o desfile, o trio teve dificuldades de seguir por causa da multidão ao seu redor. E durante o trajeto, teve de fazer muitas manobras para escapar dos semáforos da Praça Sete. De lá, o bloco seguiu para a Praça da Estação, onde aconteceu a dispersão.