Blocos infantis, Pena de Pavão de Krishna e Queixinho agitam domingo de folia em BH

Pelo menos outros 20 blocos vão agitar o domingo de carnaval na capital mineira. No sábado, aproximadamente 80 mil pessoas curtiram a folia em BH

15/02/2015 07:58
Renan Damasceno/EM/D. A Press
Pena de Pavão Krishna vai desfilar na manhã deste domingo no Bairro Lagoinha (foto: Renan Damasceno/EM/D. A Press)

A festa mal acabou no sábado e os foliões já podem voltar a brincar o carnaval neste domingo em Belo Horizonte. A programação na capital mineira já começa na manhã com blocos tradicionais, como Pena de Pavão de Krishna, que sairá pelas ruas do Bairro Lagoinha, Região Nororeste, e o Unidos do Samba Queixinho, que vai agitar a Praça da Liberdade no início da tarde. No Parque Municipal as atrações serão voltadas para a criançada com vários grupos infantis. A expectativa é de aumentar o número de pessoas nas ruas hoje depois que aproximadamente 80 mil brincaram o carnaval ontem.

Os foliões que acordarem cedo já podem participar de um dos tradicionais blocos de Belo Horizonte. A concentração do Pena de Pavão de Krishna será na Praça 15 de Junho às 8h. O grupo deve atrair um grande número de pessoas como em anos anteriores. Ele se destaca por tocar afoxé, músicas de Caetano Veloso, e pelo tomo esotérico e universal. Os participantes sempre vão com os corpos pintados de azul.

Ainda nesta manhã, o Parque Municipal Américo Renné Gianetti vai ter uma programação voltada para a criançada. A folia infantil acontece das 10h às 14h. No evento, terá apresentação dos “Pratubatê”, do Grupo Trampulim, e o Invasão de Palhaços. Além de oficinas de maquiagem e criação de estandarte.

Outro bloco que promete levar uma multidão para as ruas de Belo Horizonte é o Unidos do Samba Queixinho. Com uma bateria de 300 ritmistas, o grupo vai se concentrar às 13h na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul. Geralmente, os foliões pintam nos rostos a caveira mexicana catrina. No ano passado a atração teve 9 mil pessoas.

Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press
Parque Municipal já está pronto para receber a criançada neste domingo (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)


Sábado de folia

No primeiro dia oficial de carnaval em Belo Horizonte, nesse sábado, milhares de pessoas acompanharam os desfiles dos blocos de rua em diversos pontos da cidade. Para a Polícia Militar, foram cerca de 50 mil foliões, mas os organizadores calculam que pelo menos 80 mil pessoas brincaram o carnaval na capital. A animação começou com a concentração do Bloco Então, Brilha!, na Rua Guaicurus, com cerca de 20 mil foliões. À tarde, na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Funcionários, foi a vez da cantora Aline Calixto reunir uma multidão calculada em 12 mil pessoas.

À noite, na Savassi e na Avenida Brasil, em Santa Efigênia, a euforia carnavalesca continuou. Também houve problemas. Muita gente preferiu fazer xixi na rua, deixando de usar banheiros químicos, e garis tiveram trabalho para limpar a sujeira nos locais de desfile. Muitos celulares não funcionaram no meio dos blocos mais cheios.

Veja a programação completa deste domingo


MAIS SOBRE CARNAVAL