Festa de pré-carnaval atrai multidão no Parque das Mangabeiras

Evento foi mais um indicativo de uma folia histórica em Belo Horizonte

por Jefferson da Fonseca Coutinho 02/02/2015 08:05
Marcos Vieira/EM/D.A Press
Festa tomou conta do parque na tarde e na noite de ontem (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
O carnaval já é pretexto. A festa é o encontro. Carente e folião, o belo-horizontino quer é o movimento das ruas e das aglomerações de alegria. Quer receber bem o forasteiro e ficar amigo do vizinho. Já são mais de 200 os blocos esperados para a maior festa popular do Brasil na capital mineira. Os convites para os ensaios e eventos abertos se multiplicam nas redes sociais e também cresce o boca a boca de que o maior e mais animado carnaval da história de BH está para chegar. Mais uma prévia foi dada ontem com o pré-carnaval no Parque das Mangabeiras, Centro-Sul da capital, e em vários outras regiões da cidade.

Gustavo Schmidt, Marcos Sacenti, Gustavo Weber e Leandro Kalbusch vieram de Florianópolis (SC). O quarteto amigo soube lá nas bandas do Sul de que este ano é aqui o planeta alegria. Vieram antes, para o pré-carnaval, já que o grupo já está comprometido com o bloco da terra natal “Quero parar, mas não consigo”. “A gente está muito impressionado. Eu queria muito ficar. Muito, mas não podemos deixar o nosso bloco na mão”, diz o engenheiro Marcos, o Marquito, de 30 anos.

Gustavo Weber elogia a hospitalidade e se diz encantado pela beleza e a alegria das mineiras. “O Sul não fica muito atrás, mas aqui está melhor que Floripa”, elogia. Os quatro amigos subiram muito bem acompanhados ao Parque das Mangabeiras para a maior festa do fim de semana, que reuniu blocos de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro. As anfitriãs Beatriz Drumond, Adriana Thebit, Juliana Salgado e Sheila Machado ajudaram ainda mais com a boa impressão dos rapazes.

Para a festa ao pé da Serra do Curral foram vendidos 4,5 mil ingressos antecipadamente. O número de convidados e credenciados chega a 500. Só para a realização do evento trabalharam 300 operários. Da tarde para a noite de ontem, estima-se que cerca de 6 mil foliões dançaram ao som de Sargento Pimenta (RJ), Carrossel de Emoções (RJ), Baianas Ozadas (MG) e Me beija que eu sou pagodeiro (MG). Para o próximo domingo são esperadas as atrações Frevo do Mundo (PE), com Karina Bhur, Céu, Otto e Bnegão, Chama o Síndico (MG), Bloco da Calixto (MG) e o grupo Melanina Carioca.

Durante parte da tarde de calor, com o sol escaldante, os foliões se aglomeraram na tenda afastada do palco para as apresentações. Teve show prejudicado pela distância da plateia, apesar dos apelos do vocalista. Entretanto, bastou o avançar dos ponteiros para a multidão tomar conta de todo o espaço reservado para o público. A farmacêutica Juma Maya, de 24, dançou e sorriu muito para as fotos. “BH, este ano, tem tudo para consagrar o que já acontece nos últimos anos. As pessoas daqui vão ficar e muita gente de fora está para chegar”, acredita. Juma conta com as amigas de Ouro Preto que confirmaram presença.

MAIS SOBRE CARNAVAL