UAI

Bloco Então, Brilha! faz sucesso ao madrugar no sábado de carnaval

O carnaval se aproxima e os foliões já começam a definir quais trios elétricos seguir: conheça o bloco Então, Brilha! que atrai o público pela sua singularidade

Bloco Então, Brilha! faz sucesso ao madrugar no sábado
Leandro Couri/EM/D.A Press
clock 26/01/2024 11:08
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

 
O carnaval de 2024 se aproxima e as expectativas de Belo Horizonte são altas. A edição de 2024 do Carnaval de Belo Horizonte acontece entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro.

Na última edição, realizada em 2023, a festa teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5,5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.

Desde quando começou a fazer sucesso e crescer, o carnaval de rua de BH se destaca por ter uma diversidade de blocos, com diferentes ritmos, estilos e culturas. O bloco Então, Brilha! é um dos vários blocos que agrada multidões com sua tradição de desfilar sempre no horário do nascer do sol, do sábado de carnaval.

Bloco Então, Brilha!: um dos maiores e mais famosos da capital mineira


Com mais de 10 anos de existência, o bloco Então, Brilha! é um dos mais tradicionais de Belo Horizonte. Fundado em 2010, a ideia do bloco surgiu depois de uma viagem entre amigos para o carnaval do Rio de Janeiro, com roupas brilhantes e a estrela do Mário Bross colada na testa. Voltando de lá, resolveram se juntar para passar o próximo ano desfilando pelas ruas da capital mineira. 

Na sua primeira apresentação, em 2011, o bloco se concentrou na região da rua Guaicurus, onde fica as dezenas de hotéis de prostituição, quebrando o paradgma de que os blocos deveriam desfilar nas ruas mais famosas da capital. Anos depois o bloco acabou precisando mudar de rua, pelo fato de que o público cresceu demais.

Inspirados no poema de Vladimir Maiakovski  que diz “gente é pra brilhar, então brilha!” e na música “Gente”, de Caetano Veloso, o bloco defende as lutas contra o machismo, assédio, LGBTfobia, racismo e a injustiça social. O Então, Brilha! enxerga no carnaval de rua de BH a oportunidade de fazer política e ser resistência através da arte, música, dança e diversão.

Vestidos de amarelo e rosa e com muito brilho, o Então, Brilha! é reconhecido de longe por sua singularidade, que vai muito além das vestes. Religiosamente o bloco desfila aos sábados de carnaval, às 6 horas da manhã, sendo os primeiros a brilharem no carnaval de BH.

Repertório do bloco traz o melhor do carnaval


Com a intenção de agradar toda a multidão que acompanha o trio elétrico do bloco, o Então, Brilha! carrega um repertório completo, com clássicos da música brasileira, sendo todas animadas e contagiantes.

O bloco resgata o ritmo axé music, gênero que fez muito sucesso na década de 90. Ele também não abre mão de tocar grandes artistas brasileiros, como Belchior, Cazuza, Lulu Santos, Daniela Mercury e Gilberto Gil. Apesar de tocar músicas atuais, o axé retrô é a preferência do bloco.

Ainda, o bloco Então, Brilha! conta com uma diversidade de músicas autorais que fazem muito sucesso entre os amantes da folia. O hino, por exemplo, já está na ponta da língua da multidão. 
 
 

Composição do Então, Brilha!


Durante todos esses anos estando presentes no carnaval de Belo Horizonte, o Então, Brilha! arrasta cerca de 100 mil foliões atrás do trio elétrico. Para isso, a estrutura e banda do bloco é completa e responsável. A banda conta com:

  • mais de 100 batuqueiros, 
  • dois cantores, 
  • quatro percussionistas,
  • 30 dançarinos.

Veja onde e quando o bloco Então, Brilha! vai se apresentar


Como foi dito anteriormente, o bloco Então, Brilha! tem a tradição de sair nas madrugadas dos sábados de carnaval. Assim, muitos foliões acordam cedo e começam a folia com o pé direito.

Neste ano a concentração será realizada na Av. do Contorno. Acompanhe o Instagram do bloco Então Brilha e saiba mais. 

CarnaUAI: um portal com tudo que você precisa saber sobre o carnaval de BH


Se você gostou de conhecer um pouquinho do bloco Então, Brilha! continue navegando pelo nosso portal, aqui você encontra tudo sobre o carnaval e os blocos de rua de BH. 

Tags:  #blocos #carnauai
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp