UAI

PATROCÍNIO:

O Boticário

Sistema Comércio


Bloco Tchanzinho Zona Norte: do metrô para o entorno do Mineirão

Um dos maiores blocos da Zona Norte de BH, o Tchanzinho Zona Norte volta com tudo em 2023, pós-pandemia do COVID-19, para arrastar foliões em torno do Mineirão

Faixa do bloco Tchanzinho Zona Norte Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
clock 10/01/2023 11:33
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

 
Carnaval 2023 está chegando e os principais blocos de Belo Horizonte já se preparam para animar as ruas de toda a cidade. E as expectativas são bastante altas para a primeira folia de rua depois de dois anos: de acordo com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), a capital deve receber cerca de 5 milhões de pessoas, com projeção de movimentação econômica de R$ 623 milhões, além de 479 blocos e 523 desfiles inscritos.

Como não poderia deixar de ser, um dos maiores blocos da capital já está focado em arrastar uma multidão pelo entorno do estádio do Mineirão: o famoso Tchanzinho Zona Norte. A seguir, você vai conhecer um pouco da sua história, quais as promessas para a festa deste ano e o tema que irá embalar os foliões atrás do bloco.

Tchanzinho Zona Norte: mais que folia, muita história envolvida

 
O Tchanzinho Zona Norte surgiu depois que dois irmãos voltaram de um bloco de rua na região Central da cidade e sentiram falta de uma festa de Carnaval fora dessa área, que fosse de bairro e democrática.
 
O cortejo, originário do bairro Jaraguá, na Pampulha, começou seus ensaios em 2012 e saiu às ruas em 2013. A ideia inicial era mostrar o deslocamento diário das pessoas que vivem na Zona Norte por meio do trajeto realizado pelo bloco, que saía do Jaraguá, pegava o metrô na estação Primeiro de Maio e ia até a estação Santa Tereza. 
 
Com toda a adesão do público local, o cortejo foi crescendo e, em 2020, foi transferido para o entorno do Mineirão, mas claro, sem perder sua identidade e suas raízes. 
 
Agora, em 2023, o Tchanzinho se prepara para arrastar ainda mais pessoas apaixonadas pelo carnaval de BH: o tema deste ano é “Tchanzinho a Volver”, fazendo alusão à música “Envolver”, da Anitta, e trazendo à tona a retomada da folia após o isolamento de dois anos causado pela pandemia da COVID-19.
 

 

Conheça o repertório do bloco

 
Para quem ama um bom e velho axé, o Tchanzinho Zona Norte é a melhor pedida de todos os carnavais. As músicas do desfile são, em sua maioria, focadas nesse estilo - principalmente no grupo É o Tchan, que inspirou o nome do bloco.
 
Além disso, para esse ano, o cortejo promete uma novidade: dentro da playlist da folia, serão adicionados novos estilos e artistas, como piseiro, arrocha e músicas da Anitta, além de canções autorais e de blocos amigos.
 
Confira a música “Encanto Geral”, produzida pelo Tchanzinho Zona Norte para o Carnaval 2023:
 

 

Conheça também:

Bloco Então, Brilha! faz sucesso ao madrugar no sábado de carnaval
Bloco Quando Come Se Lambuza: do ditado popular para as ruas de BH
Bloco Baianas Ozadas: o encontro da cultura de Minas com Bahia
 

Onde e quando o Tchanzinho Zona Norte vai se apresentar

 
O bloco mais famoso da Zona Norte tem a tradição de sair pela manhã dos sábados de carnaval e desfilar no entorno do estádio do Mineirão. Esse ano não será diferente! O bloco te espera na  Avenida Abrahão Caram, 1.001, no bairro Pampulha, para a concentração a partir das 9 horas da manhã. Já o cortejo segue um pouco mais tarde, pela Esplanada do Mineirão.

Fique de olho no perfil do Instagram, pois os ensaios já começaram e você já pode aproveitar para fazer a festa antes mesmo de a folia oficial começar.
 

Saiba tudo sobre o carnaval de rua de BH 

 
Quer saber mais sobre o Carnaval de Belo Horizonte em 2023? Então acesse o Portal CarnaUAI e confira todas as informações sobre a melhor festa de Minas Gerais.
Tags:  #blocos #carnauai
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp

Mais Lidas

Uai Indica