(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Podcast literário estreia com análise da vida e da obra de Rubem de Fonseca

Revista 'Quatro Cinco Um' lança nova coleção de episódios, dedicada a abordar os maiores autores nacionais


10/03/2021 18:00 - atualizado 11/03/2021 17:25

Rubem Fonseca é o tema do episódio de estreia da coleção de podcasts 'Narradores do Brasil'(foto: Guilherme Gonçalves/Academia Brasileira de Letras)
Rubem Fonseca é o tema do episódio de estreia da coleção de podcasts 'Narradores do Brasil' (foto: Guilherme Gonçalves/Academia Brasileira de Letras)


A revista literária “Quatro Cinco Um" lança, nesta sexta-feira (12/03), sua nova coleção de podcasts “Grandes Narradores do Brasil”, sobre os maiores autores da literatura nacional. O episódio de estreia vai abordar a vida e a obra de Rubem Fonseca, o mestre do policial brasileiro que morreu em abril de 2020, aos 94 anos.

O podcast "451 MHz" estreou em julho de 2019, com a proposta de entrevistar grandes autores, críticos, intelectuais e leitores das maiores obras da literatura brasileira e estrangeira. O programa quinzenal acumula 38 episódios - produzidos pela Rádio Novelo e apresentados pelo editor da revista, Paulo Werneck. Ele já recebeu diferentes nomes do universo das artes, como Antonio Prata, Tom Zé, Emicida e a chef Paola Carosella.

A coleção “Grandes narradores do Brasil” aposta em um formato experimental, que se assemelha a um minidocumentário em áudio.

 

“É um formato narrativo muito bom para descrever a vida de um escritor. Quando aconteceu a morte do Rubem Fonseca no meio dessa pandemia, acendeu uma a luz na minha cabeça de, 'poxa, é o formato ideal para uma homenagem e para explicar porque esse cara é um grande autor'”, afirma Paulo Werneck. 


O editor explica assim a escolha de Rubem Fonseca para o episódio de estreia da série: "Todo mundo lembra a primeira vez em que leu Rubem Fonseca. Isso caracteriza um grande escritor. Não é só quando a imprensa faz elogios. Quando os leitores ficam marcados, a coisa é séria. Eu achei que ele merecia essa homenagem. O Rubem retrata muito o Brasil de hoje, esse país violento, injusto e hipócrita muitas vezes. Me trouxe a vontade de reativar isso. Rubem Fonseca é urgente nos dias que estamos enfrentando”.



Para falar da influência de Rubem Fonseca na literatura brasileira o podcast convidou 12 entrevistados do universo da literatura. Também foram ouvidas pessoas que circulavam pelas ruas do Rio de Janeiro.

“Acho isso legal, porque a gente não quer fazer um podcast literário que seja professoral, uma coisa de cima para baixo. A gente sempre parte do princípio deque todo mundo é um leitor”, afirma Werneck.

A narrativa vai dialogar com alguns dos contos mais conhecidos de Rubem, como “O Cobrador”, “Boletim de ocorrência” e “A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro”. Os produtores do podcast transformaram o universo do autor em áudio, a partir de um estudo de suas obras.

“Eu sinalizei 40 pontos que poderiam ser uma espécie de guia turístico do Rubem Fonseca pelo Centro do Rio, e a gente criou um mapa para fazer o estudo sonoro dos ambientes da cidade", comentou Vitor Hugo Brandalise, roteirista do episódio sobre Rubem Fonseca e coordenador do 451 MHz na Rádio Novelo.

Durante três dias, a equipe captou o áudio de diferentes locais do Rio de Janeiro (como o porto) para ambientar os principais personagens de Rubem Fonseca, que são engraxates, moradores de rua, camelôs, dentre outros.

"O 451 MHz já está há quase dois anos trazendo novidades e entrevistas da literatura brasileira, mas agora também vai transportar esse ouvinte para o universo desse escritor, que é indiscutivelmente um dos mais importantes do século 20 no Brasil”, diz Brandalise.

O primeiro episódio da coleção “Narradores do Brasil” tem 60 minutos de duração e estreia nesta sexta-feira (12/03), no site da Quatro Cinco Um, no YouTube e nas principais plataformas de áudio (como Spotify, Apple podcast, Deezer, dentre outros).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)