(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTE

Restaurante em BH exibe exposição 'Pulmão do Mundo' com obras sobre a pandemia

O grupo 'Contemporânea Confraria Arte e Design' reúne artistas da capital e receberam um desafio de pintar sobre o período da pandemia


30/10/2020 11:40 - atualizado 30/10/2020 21:00

Obras de arte da exposição 'Pulmão do Mundo' exibidas no restaurante Casa dos Contos, em BH
Obras de arte da exposição 'Pulmão do Mundo' exibidas no restaurante Casa dos Contos, em BH (foto: Thiago Miranda)
O Restaurante Casa dos Contos, localizado na Rua Rio Grande do Norte, na capital mineira, abriu espaço para a exposição “Pulmão do Mundo”. No total, são 19 obras feitas durante a quarentena em razão da pandemia do novo coronavírus. As obras vão ficar expostas até 24 de novembro.

A Galeria de Arte do restaurante estava fechada desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março. A curadora, Fátima Mirandda, conta que sugeriu ao gerente do estabelecimento a ideia de fazer um retorno que pudesse representar este período conturbado. 

“Desde março que a gente não realiza nenhuma exposição lá, os artistas adoram o espaço e ele respira arte. Estava fazendo muita falta. Então, eu propus ao gerente de fazer uma exposição que remete ao período de pandemia”, explicou. 

Com isso, a idealizadora, Lucilene Bredoff, explica como foi o processo de seleção das obras. “Lancei um desafio dentro do grupo ‘Contemporânea Confraria Arte e Design’, no qual administro. Sugerimos o tema ‘Pulmão do Mundo’, para mostrar o momento da pandemia de forma leve, com cores e esperança de superação”, conta.
 
Fatima Mirandda e Lucilene Bredoff, curadoras
Fatima Mirandda e Lucilene Bredoff, curadoras (foto: Pulmão do Mundo/Divulgação)

De acordo com as responsáveis pela exposição, o nome surgiu a partir de uma análise profunda sobre o próprio órgão,  principal atacado pelo vírus. “Temos o pulmão do mundo que é a Amazônia e as algas que são grandes responsáveis também pelo nosso ar que respiramos, responsável pelo ar puro consumido pelo mundo inteiro. Porém, baseado no fato de que o pulmão é o órgão responsável pela respiração, dentro desse tema eu almejei que os artistas criassem algo positivo”, analisa. “Devido à contaminação do ar por um vírus e, que até o momento não foi descoberta uma vacina, mas temos esperança. Portanto, a ideia foi conceber a transformação desse pulmão através da arte, sendo que cada participante criou sua própria representação artística”, conclui.

No total, 19 artistas participam da exposição: @dricascoimbra; @angelacosta.artista; @alineguerra12; @fatimamiranddaoficial; @fred_samotta; @henrique_piantino;  @hyvall_hyvanildo_leite; @ivonebeoli; @mariailcemaia; @luabreu_artistaplastica,  @marcossesteves, @mariaterezapenna,  @milaaarte, @naduartwork; @raquellimaarte; @reginamoraes_artes; @rodrigo.eloi; @willsonmendonca; @lucilenebredoff_interiores; @lucilenebredoff; @contempiraneaarteedsign.
 
 
Ver galeria . 8 Fotos Lucilene Bredoff ao lado das obras de Fatima Mirandda, Raquel Lima e Marcos EstevesThiago Miranda/Divulgação
Lucilene Bredoff ao lado das obras de Fatima Mirandda, Raquel Lima e Marcos Esteves (foto: Thiago Miranda/Divulgação )

Por causa da pandemia, algumas medidas de seguranças devem ser tomadas. Para participar da exibição, os interessados devem marcar um horário de visita pelo telefone (31) 3261-5853. As obras também vão ser disponibilizadas no Facebook e Instagram do “Contemporânea Arte e Design”. 
 
 

Exposição 'Pulmão do Mundo' 
Endereço: rua Rio Grande do Norte, n° 1.065, Funcionários - Belo Horizonte
Local: Casa dos Contos
Data: até 24 de novembro
Horário:  de segunda-feira à domingo, das 11h às 22h
Para agendar horário: (31) 3261-5853 
 
* Estagiárias sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.   


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)