Uai Entretenimento

Livro infantil 'O abraço do Ouriço' promete aliviar os efeitos do isolamento

- Foto: Ilustração de Veronica Fukuda Você já imaginou como o ouriço faz para abraçar quem ama? Os espinhos pontiagudos não permitem, então será que ele não pode demonstrar seu amor? E se ele quiser muito ganhar um abraço de amigos de outras espécies? O impasse é o ponto de partida da obra “O Abraço do Ouriço”, texto de Adriana Barretta Almeida e ilustrações de Veronica Fukuda, Editora Aletria. O lançamento do livro em formato ebook será no próximo Dia das Crianças, 12 de outubro. A obra será disponibilizada gratuitamente por tempo limitado no site da editora.



Na delicada obra sobre as possibilidades do amor e da amizade, o pequeno ouriço vai trilhar uma jornada com seus amigos para entender que um abraço pode “acontecer” de muitas formas. A autora conta que escreveu a história há alguns anos, mas ela parece ter nascido mesmo para esses tempos, quando vivemos o contexto do isolamento social por causa da pandemia do coronavírus.

“No momento em que tivemos que descobrir outras formas de abraçar e de nos aproximar de quem amamos, O Abraço do Ouriço vem nos ensinar que o que desejamos pode ser uma coisa, mas também pode ser outras mil. O que conta, no final, é a disposição de enxergar o outro nos seus momentos de aflição, carência e angústia”, afirma.

Os traços delicados da ilustradora Veronica Fukuda conferem verdade ao desejo do pequeno ouriço que, num dia muito especial para ele, ousou querer preencher um espaço dentro de si nunca antes experimentado. Os desenhos de Veronica dialogam com o texto poético e recheado de referências literárias de Adriana Barretta e o resultado é um livro sensível que chega aos pequenos leitores – e, por que não, aos grandes também – como um abraço nesses tempos de isolamento social.




Informações sobre o livro
 
 
Título: O Abraço do Ouriço
Autora: Adriana Barretta Almeida
Ilustradora: Veronica Fukuda
Editora: Aletria (2020)
*Disponível gratuitamente por tempo limitado no www.aletria.com.br


Com sede em Belo Horizonte, a Editora Aletria também possui uma linha editorial para educadores com livros sobre a arte de contar histórias, mediação de leitura e literatura infantil e juvenil, e oferece uma extensa programação de formação nessas áreas com cursos e oficinas. Para mais informações acesse site da editora