Uai Entretenimento

LITERATURA

Arquivo de Pablo Neruda será leiloado na Espanha em outubro

Cancelado em março devido à pandemia, o leilão do arquivo com mais de 600 peças do poeta chileno Pablo Neruda será realizado em 8 de outubro, mas com novo formato.

A coleção, que inclui manuscritos, objetos pessoais, primeiras edições e livros dedicados ao escritor colombiano Gabriel García Márquez e ao ex-presidente chileno Salvador Allende, deveria ser leiloada em um único lote, em 19 de março, na Galeria La Suite, em Barcelona. Porém, o evento foi suspenso devido ao confinamento decretado na Espanha alguns dias antes de sua realização.



Agora, o pregão virtual, em vez da venda das 600 peças em conjunto, dividiu o arquivo em 238 lotes. Os preços iniciais variam de 50 a 80 mil euros.

O desejo de seu proprietário, Santiago Vivanco, empresário viticultor apaixonado pela obra do poeta chileno, era evitar a dispersão da coleção, que ele levou 25 anos para formar.

A crise econômica causada pela pandemia tornou difícil encontrar um comprador que pudesse pagar 650 mil euros, preço inicial de todo o lote.

“Houve interesse do governo chileno, mas, diante da pandemia, disseram que o dinheiro deveria ser usado para fins sociais e de saúde. Algumas instituições dos Estados Unidos interessadas também não podiam assumir”, explicou Vivanco.

“Foi difícil, mas, no final, tive de tomar essa decisão. Por se tratar de lotes menores, pode haver mais pequenos colecionadores interessados, pois eles não precisam desembolsar tanto dinheiro”, afirmou.

O lote mais caro, com preço inicial de 80 mil euros, traz a extensa correspondência entre Neruda e sua família, com relatos íntimos e pessoais.