(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LEMBRANÇAS

Dez anos sem Saramago rende homenagens

Nesta quinta, obra e vida do escritor português, falecido em 18 de junho de 2010, será tema do Sempre um Papo e de documentário no YouTube


18/06/2020 07:36 - atualizado 18/06/2020 07:40

(foto: Gualter Naves/EM/D.A Press - 5/12/2000)
(foto: Gualter Naves/EM/D.A Press - 5/12/2000)

Os 10 anos sem José Saramago (foto), falecido em 18 de junho de 2010,  será o tema do #SempreEmCasa, desta quinta-feira (18), às 18h, no YouTube e Facebook do Sempre um Papo. Afonso Borges vai conversar com a jornalista e viúva do escritor, Pilar del Río, presidenta da Fundação José Saramago, sediada em Lisboa; Luiz Schwarcz,  editor da Companhia das Letras; e Carlos Reis, professor de Coimbra.

Todos têm em comum a proximidade com a pessoa e a obra de Saramago. A conversa vai girar em torno das histórias de vida e literatura do autor de Ensaio sobre a cegueira. Borges recebeu o escritor português no Sempre um Papo, em Belo Horizonte, em 1999. Informações e acesso:  @sempreumpapo ou www.sempreumpapo.com.br.

Outra homenagem a Saramago é a exibição on-line do documentário Um humanista por acaso escritor nesta quinta-feira (18), às 19h, seguida de debate com o diretor do filme, Leandro Lopes, e convidados, como o diretor de comunicação da Fundação José Saramago, em Lisboa, Ricardo Viel, e Pedro Fernandes, editor da Revista de Estudos Saramaguianos.

A transmissão será no canal da Cardume TV no YouTube. Entre os entrevistados estão os escritores Valter Hugo Mãe, Andréa Del Fuego e Gonçalo M. Tavares, além da viúva do português, Pilar Del Río. O filme percorre vestígios do autor, esposo, avô e, acima de tudo, humanista, que expõs os problemas do mundo.

O média-metragem mostra as interpretações feitas pelos entrevistados a partir das reflexões propostas por José Saramago em entrevistas, palestras, escritos e diários.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)