Escritor Luiz Ruffato participa do Sarau Libertário, no domingo

Tema do evento é 'Vivendo a cidade'. O encontro começa às 14h, no Centro de Referência de Cultura Popular Lagoa do Nado, na Pampulha

Redação EM Cultura 23/11/2019 06:00
Felipe Ruffato/Divulgação
(foto: Felipe Ruffato/Divulgação)


O escritor Luiz Ruffato (foto) é o convidado da última edição do ano do Sarau Libertário, que será realizada domingo (24), a partir das 14h, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado. A proposta do projeto é destacar o poder da palavra e seu diálogo com as linguagens do teatro, música, literatura e artes visuais. O tema deste domingo será “Vivendo a cidade”. Também participarão do bate-papo a vereadora e artista cênica Cida Falabela, criadora do grupo teatral Zap 18, e a produtora cultural Juliana Flores, cocriadora do Circuito Urbano de Arte (Cura).

Criado em 2016, o Sarau Libertário já recebeu Julia Branco, Di Souza, Kdu dos Anjos e Deh Mussulini, da área musical; Lucia Castello Branco, Nívea Sabino e João Maria Kaisen, ligados à literatura; e as atrizes Lira Ribas e Mariana Arruda. Entrada pela Rua Hermenegildo de Barros, 904, Pampulha.

DEBATE
CINEMA RUSSO

O escritor João Lanari Bo, o cineasta e professor Ewerton Belico e o crítico e curador Marcelo Miranda participam de debate neste sábado, às 11h, na Livraria da Rua (Antônio de Albuquerque, 913, Savassi), durante o lançamento do livro de Bo, Cinema para russos, cinema para soviéticos (Bazar do Tempo). O tema do bate-papo será a cinematografia criada na Rússia – da era pré-revolucionária à invasão de Praga, em 1968.

PRETA POETA
ESPAÇO DO CONHECIMENTO

Neste sábado (23), às 17h, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe o coletivo feminino Preta Poeta, que vai lançar um zine, produção impressa independente, e declamar poemas. O evento faz parte do Festival de Arte Negra (FAN), realizado desde segunda-feira em Belo Horizonte. O espaço fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.

Alexandre Rezende/Divulgação
(foto: Alexandre Rezende/Divulgação)


SHOW
BANDA AGÔ

A banda Agô (foto) vai estrear no domingo (24), com show marcado para as 11h no Teatro Francisco Nunes. Canções autorais são o forte do repertório do grupo, formado por Bill Lucas (bateria, percussão e voz), Guda Coelho (percussão e voz), Alexis Martins (contrabaixo e voz), Cassiano Luiz (voz e violão) e Felipe Villas Boas (guitarra e voz). O teatro fica no Parque Municipal (Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro). O show tem entrada franca.

ÍNDIOS E NEGROS
PISADA DE CABOCLO

Neste sábado, integrantes de terreiros de umbanda e candomblé vão se reunir com representantes de aldeias indígenas, das 9h30 às 13h, no Parque Lagoa do Nado (Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Itapoã). O encontro Pisada de Caboclo 2019 celebra a diversidade cultural brasileira. Organizado pela Reunião Umbandista Mineira (RUM), o evento remete ao encontro de negros, que chegaram escravizados ao Brasil, com os índios, que foram dizimados durante o processo de colonização do país.

Ana Colla/Divulgação
(foto: Ana Colla/Divulgação)


CERÂMICA
HOTEL RONALDO FRAGA

A 1ª Feira de Cerâmica do Grande Hotel Ronaldo Fraga será realizada neste sábado (23), a partir das 11h, reunindo vários ceramistas de BH – Luiz Seara, Angela Maciel, Flávia Guimarães, Cristiana Souza, Daniele Drummond, Eliane Maia, Helena Lima, Flávia Rocha, Roberto Lott e Jane Resek, entre outros. Peças (foto) serão vendidas no local. Às 11h, tem roda de conversa sobre empreendedorismo feminino e economia criativa, com participação da artista plástica Vânia Braga e das designers Débora do Espírito Santo Lima e Érika Medeiros. O espaço fica na Rua Ceará, 1.205, Funcionários.

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS