Uai Entretenimento

Belo Horizonte se prepara para receber novo espaço de fomento à arte


Um novo espaço cultural começa a ganhar corpo em Belo Horizonte. É prevista para dezembro a abertura do Teatro Feluma, que está com as obras a todo o vapor, no 7º andar da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG). A iniciativa é da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), presidida por Wagner Eduardo Ferreira, e foi detalhada em apresentação nesta segunda-feira (30).

A planta contempla a sala Geraldo Magela Gomes da Cruz, feita para sediar espetáculos teatrais, musicais e de dança, além de sala para ensaios de 60 metros quadrados, cafeteria e um grande hall, com instalações para receber exopsições artísticas e lançamentos literários. São 410 lugares, incluindo espaço para cadeirantes, obesos e pessoas com mobilidade reduzida. O investimento total é de mais de R$ 10 milhões.

A curadoria fica a cargo do neurocirurgião Jair Raso, que, além de lecionar na faculdade, tem formação como escritor, dramaturgo e diretor teatral. Na inauguração, será a vez da performance da peça O palco iluminado, de Rogério Falabella.



A intenção da Feluma é também agregar a cultura na rotina de sua comunidade acadêmica, um grupo de mais de 2 mil pessoas, entre professores, alunos e colaboradores, fazendo da arte uma experiência para contribuir na formação humanística do profissional de saúde. Outro propósito é servir para a realização de seminários, congressos cietíficos e demais atividades da instituição de ensino.

O teatro está em fase final de construção. O projeto e a execução têm assinatura da arquiteta Ana Machado e da engenheira Cristina Resende. Compreende um grande foyer, distribuído entre área coberta e um terraço externo, além dos recintos para apresentações. Na concepção, sistema tecnológico de áudio e vídeo, com três projetores a laser e automação; streaming e captura de áudio e vídeo para transmissões; tradução simultânea; iluminação cênica; tratamento acústico; palco em 14 metros de boca de cena e preparado para diferentes perfis de espetáculos; sala para ensaios; sala de imprensa; bilheteria; hall estruturado para exposições, mostras e coquetéis; camarim; estacionamento com acesso direto ao teatro, e soluções de acessibilidade. .