Museu de Arte da Pampulha abre das 14h às 18h neste sábado para abertura de exposição

Segundo a Fundação Municipal de Cultura (FMC), as atividades serão paralisadas após este horário, sem data marcada para a reabertura

por Estado de Minas 13/09/2019 18:55

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
A suspensão temporária das atividades culturais no Museu de Arte da Pampulha (MAP), por problemas hidráulicos e elétricos, ocorrerá neste sábado, após às 18h. Segundo a Fundação Municipal de Cultura (FMC), entre 14h e 18h, está prevista a abertura da 7ª edição da exposição do Bolsa Pampulha, que reunirá as produções resultantes do período de residência artística promovido pelo programa entre 2018 e 2019. As obras expostas pertencem a 10 artistas plásticos. Ainda de acordo com a FMC, não há previsão para a reabertura do museu.

Hoje, o MAP concentra diferentes tendências artísticas em exposições, trabalhos de pesquisa e conceituação. Com direcionamento para a arte contemporânea brasileira, tem um acervo de 1,6 mil obras. Um dos pontos altos do conjunto são as obras de Guignard, em uma coleção que também compreende artistas plásticos como Oswaldo Goeldi, Fayga Ostrower e Anna Letycia, de modernistas como Di Cavalcanti, Livio Abramo, Bruno Giorgi e Ceschiatti e dos contemporâneos Antonio Dias, Frans Krajcberg, Ado Malagoli, Iberê Camargo, Tomie Ohtake, Ivan Serpa, Milton Dacosta, Alfredo Volpi, Franz Weissmann, entre outros.

Reflexo de sua importância para a identidade cultural do país, a edificação foi tombada nas três esferas: federal, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1994; estadual, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), em 1984, e municipal, pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM/BH), em 1944. Em 2016, o conjunto da Pampulha recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS