Uai Entretenimento

No Fire Festival, Mauricio de Sousa se diz preocupado com censura no Brasil

Uma das estrelas do segundo dia do Fire Festival, que termina neste sábado (14) no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, o cartunista Mauricio de Sousa disse ter ficado preocupado com a censura do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), que mandou recolher uma HQ na Bienal do Livro (Vingadores: A Cruzada das Crianças) por causa da imagem de um beijo entre dois personagens masculinos.

 

“Me lembrou muito quando ia a Brasília submeter os roteiros da Turma da Mônica à censura. Fiquei preocupado vivendo momento parecido”, ponderou. “Mas as reações fortes e contrárias mostraram que não é por ai”, disse.

 

Confira o vídeo:

 

Mauricio de Sousa fez uma palestra que emocionou a plateia. Bem humorado, fez um teste: “Quem leu a Turma da Mônica na infância levante a mão? Agora esperem que vou fazer a foto para colocar no meu Instagram”, disse, divertindo o público, que lotou o Grande Teatro do Palácio das Artes e, em peso, levantou as mãos.

O criador da Mônica ainda fez duas ilustrações de seus personagens. “Horácio é o que eu continuo fazendo. Dizem que é meu alter ego”, contou, falando sobre o tiranossauro rex. Mônica também ganhou uma versão sem Sansão, o coelho famoso.
“Hoje ela está calminha”, disse, enquanto desenhava uma flor nas mãos de sua mais célebre personagem.

.