
Uma parceria entre o Programa de Atenção Disciplinar ao Autismo (PRAIA-UFMG) e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH) oferece nesta sexta-feira, uma sessão de cinema exclusiva e gratuita para cerca de 40 crianças com autismo. O filme exibido será a animação Como Treinar Seu Dragão, em cartaz na mostra Fábrica de Sonhos.
saiba mais
“O ambiente não ficará totalmente escuro, visto que as crianças com autismo apresentam certa intolerância a locais sem iluminação. O som do telão, por sua vez, será baixo para respeitarmos a sensibilidade auditiva comum neste público”, revela. Além disso, será permitida a livre circulação das crianças pela sala para que elas se sintam totalmente à vontade.
A própria escolha do filme, segundo Maria Luiza, foi intencional. Isso porque o longa protagonizado por Soluço e Banguela fala justamente sobre tolerância entre seres diferentes e de como a união é importante para proporcionar uma evolução social.
Para o curador da exposição Fábrica de Sonhos, Breno Lira Gomes, sessões como a desta sexta-feira são extremamente importantes por, não apenas, proporcionarem a inclusão como também permitir que as crianças interajam socialmente. “A maioria delas sequer teve a oportunidade de ir a um cinema convencional devido aos incômodos que a estrutura deste espaço pode trazer [sons muito altos, ambiente escuro, etc]. Nossa proposta é que elas possam, desde já, ter o direito comum a qualquer cidadão: o de ir e vir e, principalmente, se divertir”, enfatiza.
Serviço
Sessão gratuita de “Como Treinar seu Dragão” para 40 crianças com autismo
Data: 19 de julho, sexta-feira, às 11h
Local: Teatro II do CCBB BH – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários