Exposição no Centro Cultural UFMG mostra Belo Horizonte nas décadas de 1960 e 1970

Imagens mostram contraste entre a cidade projetada e a habitada

por Estado de Minas 03/07/2019 10:11
Archimedes Correia de Almeida e Marcos de Carvalho Mazonni
Vista geral da Praça Rui Barbosa em 1970 (foto: Archimedes Correia de Almeida e Marcos de Carvalho Mazonni)

Mais de 100 fotografias foram escolhidas para fazerem parte da exposição "Cidade Palimpséstica", que mostra como era Belo Horizonte entre as décadas de 1960 e 1970. A mostra, que pode ser vista no Centro Cultural UFMG e também no Espaço Cultural da Companhia de Trens Urbanos, tem início nesta sexta-feira e vai até 4 de agosto, com entrada gratuita.

Na mostra, o visitante poderá perceber as alterações na paisagem da capital, experimentadas ao longo da sua história. Essas transformações recorrentes sobrepostas ao traçado original, estabeleceram um contraste entre a cidade projetada e aquela que foi sendo habitada.

Entre demolições e reconstruções, o constante movimento arquitetônico formou um palimpsesto urbano, cujas consequências das intervenções são múltiplas. Algumas delas podem ser conferidas nos quatro eixos norteadores da exposição: Palimpsesto, Construir, Habitar e Espaçamentos. Neles, será possível perceber o crescimento populacional de Belo Horizonte, o processo de verticalização, o aparecimento de bairros e favelas, os estilos arquitetônicos, as técnicas construtivas e a metropolização.

As imagens compõem o acervo do Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos (LAFODOC), da Escola de Arquitetura e Design da UFMG e foram captadas pelos fotógrafos Archimedes Correia de Almeida, Gui Tarcisio Mazonni e Marcos de Carvalho Mazonni. A curadoria é dos alunos do curso de graduação em Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a orientação da professora Verona Segantini, da Escola de Belas Artes da UFMG, em colaboração com outros docentes.

Exposição “Cidade Palimpséstica”
Abertura: 05 de julho de 2019 | às 19 horas
Visitação: até o dia 04/08/2019
Terças a sextas de 10h às 21h
Sábados e domingos de 10h às 18h
Sala Experimentação da Imagem (Centro Cultural UFMG Av. Santos Dumont, 174 – Centro)
Entrada gratuita

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS